Veja 6 alimentos ricos em vitamina D

Nos dias de hoje, onde é cada vez mais fácil ter acesso a informações — e a própria internet atua disseminando conhecimento —, praticamente todo mundo já sabe qual é a importância de ter uma dieta balanceada. No entanto, o que poucos conhecem são os principais alimentos ricos em vitamina D.

Esse micronutriente é crucial para o bom funcionamento do organismo e, ao contrário de outras substâncias, não é encontrado tão facilmente em qualquer grupo alimentar. Quer contribuir de maneira positiva para a sua saúde? Então aprenda um pouco mais sobre o tema e confira uma lista com algumas opções que não podem faltar no seu prato!

A vitamina D e a sua absorção

A vitamina D faz parte de inúmeros processos biológicos que ocorrem no nosso organismo e, por isso mesmo, a falta dela é bastante prejudicial para a saúde do ser humano. Uma de suas ações mais importantes é a manutenção da homeostase do cálcio, que é crucial não apenas para os ossos, mas também para a contração muscular e a função neural.

A falta desse micronutriente pode levar a quadros de perda óssea, como raquitismo e osteomalácia, e de restrição de crescimento. Além disso, estudos científicos supõem possíveis ligações entre carência dessa vitamina com depressão, tumores, doenças autoimunes, baixa de imunidade e doenças cardiovasculares.

Devido aos prejuízos em que a carência nutricional resulta, é importante fazer acompanhamento regular com exames e consultas médicas para supervisionar seus níveis de vitaminas.

A vitamina D e a exposição ao sol

Vale lembrar de que a exposição segura aos raios solares é necessária para a conversão de substâncias endógenas na vitamina em questão. O tempo necessário varia com o horário, a idade e a quantidade de melanina na pele.

A Associação Brasileira de Nutrologia alerta que, quanto maior for a idade, menor será a capacidade de produção de vitamina D por meio dos raios solares.

Esse processo de exposição aos raios ultravioletas dá origem à maior parte da vitamina que o nosso corpo necessita, cabendo ao consumo de alimentos a responsabilidade pelo restante.

Alguns alimentos ricos em vitamina D

1. Óleo de fígado de bacalhau

Não dá para falar dos alimentos ricos em vitamina D sem citar o temido e importante óleo de fígado de bacalhau. Muitas pessoas têm horror a esse composto, pois algumas mães obrigavam os filhos a ingeri-lo na infância sob o pretexto de aumentar os níveis desse micronutriente e melhorar a saúde

O fato é que, nos dias de hoje, ele pode ser consumido facilmente na forma de cápsulas de suplemento. Cerca de 1g do óleo fornecem impressionantes 100 UI da vitamina, além de ser rico em vitamina A e ômega-3.

2. Ovos

Os ovos já foram considerados vilões da alimentação por médicos e nutricionistas há algum tempo. Isso ocorria, sobretudo por conta dos elevados índices de colesterol que estão presentes na gema, mas hoje se defende que esse, além de ser um delicioso alimento, também pode se transformar em um grande aliado do bem-estar do organismo quando consumido em quantidade moderada.

A quantidade de 100g de gema de ovo contém cerca de 218 UI de vitamina D, o que não se verifica na clara. Por isso, quem busca esse benefício nutricional deve considerar não consumir apenas as claras. Além do sabor, o ovo é bastante atraente como opção alimentar por conta da sua versatilidade na cozinha e do seu baixo preço no mercado.

3. Ostras

As ostras dividem opiniões por conta do seu paladar bastante exótico, mas ela é, indiscutivelmente, um dos alimentos ricos em vitamina D que você precisa considerar no seu plano alimentar. Para evitar problemas digestivos, é fundamental consumir este fruto do mar fresco.

Alguns preferem em pratos complexos, enquanto outros gostam de comer in natura, com apenas algumas gotas de limão. O fato é que suas propriedades nutricionais são relativamente pouco conhecidas e uma porção de cerca de 85g possui nada menos do que 269 UI desse importante micronutriente.

4. Leite fortificado

O leite é um alimento muito importante na dieta ocidental e possui diversos benefícios nutricionais. Muita gente acha que ele é importante apenas por conta dos seus elevados níveis de cálcio, mas o fato é que esse também é um do alimento industrialmente enriquecido com a vitamina D para nossa saúde.

A ingestão é recomendada por pessoas de todas as idades, sobretudo as que apresentam problemas nos ossos, como osteoporose e osteopenia, salvo quem possui intolerância à lactose. Vale lembrar de que os seus derivados, como queijos e iogurtes, também possuem o micronutriente, embora em quantidades mais discretas.

5. Carne de porco

A carne de porco é bastante popular em muitos lugares do mundo e em algumas regiões do Brasil, com diversas formas de consumo. Enquanto norte-americanos têm uma predileção pelo bacon, em nossas terras o presunto e a linguiça parecem ser, geralmente, mais populares. O fato é que, ao escolher peças mais magras dessa carne, além de se praticar um consumo mais consciente, há nutrientes vantajosos sendo consumidos.

Essa e outras carnes brancas apresentam mais vitamina D que a carne bovina convencional. No entanto, é imprescindível prestar atenção ao modo de preparo, pois o seu consumo de porco mal cozido pode transmitir algumas patologias bastante desagradáveis, como a teníase e a cisticercose.

6. Salmão

O salmão é uma excelente fonte de diversos nutrientes e é recomendado por praticamente todos os médicos e nutricionistas do planeta. No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que esse alimento também é rico em vitamina D, tanto na forma crua da culinária japonesa, como assado ou frito, como comemos no ocidente.

O seu ótimo sabor ajuda na sua inclusão no plano alimentar e esse peixe é riquíssimo em ômega 3, que também ajuda o organismo a funcionar melhor e a emagrecer naturalmente, sendo excelente para hipertensos. Outros frutos do mar, como atum e sardinha, também possuem propriedades semelhantes, embora um pouco menos efetivas.

Por isso, vale a pena incluir alguns desses alimentos em sua dieta, para que possa manter o nível da vitamina e contribuir para a saúde

E você, gostou de conhecer alguns dos principais alimentos ricos em vitamina D? Então deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião!

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Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

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