Veja 14 alimentos que fazem bem ao coração

A alimentação equilibrada deve ser adotada para manter o corpo saudável de uma forma completa. Sabendo que um coração sadio permite que o organismo esteja ainda mais fortalecido para inúmeras adversidades, é interessante descobrir quais alimentos podem fornecer poderosos nutrientes.

A seguir, você conhecerá 14 alimentos que fazem bem ao coração, protegendo-o e fortalecendo-o para o dia a dia!

Alimentos benéficos ao coração

1. Azeite extra virgem

O azeite é uma excelente fonte de gorduras boas, as chamadas monoinsaturadas, capazes de apoiar no equilíbrio dos níveis de colesterol. Ele auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e é fonte de polifenóis.

O alimento ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que comprova a eficiência dos macronutrientes contidos.

2. Linhaça

Os grãos são indicados para favorecer a saúde das artérias, induzindo uma melhor coagulação. A linhaça pode ser eficiente também na prevenção de doenças cardiovasculares, além de apoiar no equilíbrio dos níveis de colesterol.

A prevenção de doenças cardíacas é justificada pela presença de ácido alfalinoleico, pertencente ao grupo do ômega-3. Além disso, a linhaça possui antioxidantes que auxiliam na eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo, pois contém fibras solúveis.

3. Abacate

Você pode adicionar o abacate a saladas e sobremesas, aumentando a porção de gorduras saudáveis para o seu coração. Por ser uma fonte de gordura monoinsaturada, o abacate pode favorecer a redução de colesterol LDL (colesterol ruim) e aumento de colesterol HDL (colesterol bom).

4. Salmão

Não só o salmão, mas peixes como a cavala e a sardinha também podem favorecer a saúde do coração. Eles são fontes importantes de ômega-3, ácido graxo fundamental para a prevenção de arritmias e aterosclerose.

Esse peixe ainda é conveniente para reduzir os níveis de triglicerídeos, diminuir a pressão arterial e melhorar a coagulação sanguínea. Para que seu efeito seja notável, recomenda-se consumi-lo 2 vezes por semana.

5. Oleaginosas

Fontes de polifenóis, elas podem contribuir para reduzir a possibilidade de ocorrência de doenças cardiovasculares, favorecendo ainda a prevenção de aterosclerose e equilibrando níveis de colesterol.

6. Aveia

Famosa fonte de fibras solúveis, a aveia pode contribuir para a redução dos níveis de colesterol. Age de forma similar a uma “esponja”, absorvendo parte significativa do colesterol, evitando sua concentração, induzindo sua eliminação e preservando o organismo.

7. Feijão

Ele pode fornecer fibras solúveis e beneficiar o equilíbrio de colesterol LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom). O feijão se destaca entre os alimentos que fazem bem ao coração, pois favorece a eliminação de toxinas antes que elas se manifestem negativamente na circulação sanguínea. Fonte de fitoquímicos benéficos, esse alimento tem a função de reduzir inflamações e estresses oxidativos que geram doenças cardíacas.

Favorecendo o controle e equilíbrio da pressão arterial, o feijão ainda pode reduzir a possibilidade de ataques cardíacos. Esse alimento ainda se destaca por favorecer a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Os benefícios citados acima dizem respeito ao feijão magro, preparado sem ingredientes como charque, bacon, calabresa, chouriço e outros embutidos.

8. Mirtilo (blueberry)

Os mirtilos, junto aos morangos, se destacam pela ação preventiva de ataques do coração. Esses benefícios são justificados pela presença confirmada de antocianinas e flavonóides. Eles são eficientes na redução da pressão arterial, além de auxiliarem na dilatação dos vasos sanguíneos. Sendo que essa fruta possui ações semelhantes aos blueberries, trazendo benefícios anti-inflamatórios, importantes para a saúde do coração.

9. Chocolate amargo

O doce pode não ser recomendado em dietas, mas, se consumido em porções adequadas, o chocolate amargo consegue beneficiar a saúde do seu coração — auxiliando na prevenção de ataques cardíacos e outros problemas. Além disso, também possui substâncias antioxidantes, que protegem o coração.

É indicada a versão com 60 a 70% de cacau, que oferece flavonóides favoráveis ao equilíbrio da pressão arterial, melhorando a coagulação e prevenindo inflamações.

Vale destacar que o chocolate ao leite não oferece os mesmos benefícios, logo, não auxiliará na proteção e saúde do seu coração.

10. Frutas cítricas

Essas frutas são fontes de vitamina C, nutriente que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Quem come laranja regularmente pode não saber, mas é beneficiado com um reforço para prevenir acidentes vasculares cerebrais, além de reduzir os níveis de colesterol e risco de câncer.

11. Soja

Leite de soja e tofu são excelentes opções de alimentos que possuem gorduras poli-insaturadas. Os efeitos positivos sobre o coração também podem ser justificados pela presença de vitaminas, minerais e fibras.

A soja é interessante para o controle de pressão arterial, além de reduzir o famoso colesterol ruim, o LDL.

12. Tomate

Fonte de Potássio, mineral importante para a saúde cardiovascular, o tomate também se destaca como fonte de licopeno. O carotenoide, presente no tomate, pode contribuir para a saúde das artérias e reduzir a possibilidade de ocorrência de ataques cardíacos.

O tomate pode ser acrescentado em sopas, saladas frias e pratos cozidos e, ainda se destaca, por ser pobre em açúcares e calorias, o que o coloca como presença fundamental em dietas saudáveis.

13. Nuts

Dentre as principais opções, podemos destacar a noz, a macadâmia, a amêndoa e o pistache. Eles são fontes ricas de vitamina E, que auxiliam na redução do colesterol ruim, o LDL.

As nozes se destacam pela presença significativa de ômega-3 em sua composição e, de uma forma geral, todas as nuts podem contribuir para a prevenção de problemas cardíacos. Essas são excelentes escolhas para lanches saudáveis, tanto para você quanto para as crianças.

Lembre-se de não exagerar na adição de sal, caso o utilize.

14. Espinafre

Fonte rica de vitaminas A, C e K, além de Ferro, Potássio, folato, luteína e fibras, o espinafre possui inúmeros nutrientes capazes de beneficiar o sistema vascular. O consumo diário de uma porção média desse alimento pode auxiliar na prevenção de doenças ligadas ao coração.

Combinações

O mais interessante é que você pode combinar diferentes alimentos que fazem bem ao coração, potencializando os efeitos e garantindo nutrientes de forma mais completa para a sua alimentação.

O plano alimentar pode ser diversificado periodicamente, a fim de garantir benefícios nutricionais suficientes para manter seu coração saudável.

Esses alimentos são aliados que contribuem não só para a sua saúde, mas para o bem-estar nas atividades do cotidiano, além de melhorar o seu desempenho nas atividades físicas.

Gostou de conhecer os alimentos que fazem bem ao coração? Então acesse o nosso post sobre fontes energia e disposição para melhorar o seu rendimento nas atividades cotidianas!

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Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

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