Sangue nas fezes: quais as causas?

Não tem como fugir: basta constatarmos que temos sangue nas fezes para bater aquele desespero e o ar de preocupação chegar de vez. Embora a sensação seja de que existe algo muito grave acontecendo dentro de nós, é bom saber que as causas podem ser variadas (e bem simples em alguns casos).

É isso mesmo: os sangramentos podem variar desde uma fissura anal até um câncer colorretal. Para entender um pouco melhor sobre o assunto e o que pode causar esse desconforto, não deixe de ler a postagem de hoje até o final. Vamos juntos nessa?

Como perceber que tenho sangue nas fezes?

É bom sempre estar de olho e analisar a consistência e composição das fezes. Muito mais que a presença de sangue ou não, ela pode ser reveladora em vários sentidos, demonstrando se você está saudável e se sua dieta está equilibrada como deveria. 

Além disso, é bom ficar de olho se sente dor ao evacuar. Em caso de sangramento, é bom não se desesperar e tentar prestar atenção em alguns detalhes. O primeiro dele é a coloração do sangue e, em seguida, veja se ele pinga no vaso ou é do tipo que suja o papel. Todas essas informações são importantes e podem ajudar o médico. Então é fundamental ficar de olho.

Quais são as causas mais comuns?

Depois de entender um pouco mais sobre o sangramento em si, é bem provável que você esteja se perguntando sobre as causas mais comuns, certo? Pensando nisso listamos as principais delas abaixo.

Hemorroidas

As hemorroidas estão entre as causas mais comuns quando o assunto é sangue nas fezes. Para quem não sabe do que estamos falando é bom saber que elas são causadas pelo dilatamento das veias no canal do ânus e reto. Além disso, elas normalmente provocam uma inflamação da região, trazendo consigo dor, coceira e sangramento.  

É causada pelo ressecamento das fezes, uma situação que é um prato cheio para o acontecimento. Como acabam danificando o ânus e o reto na hora de sair (pois acontecem com mais dificuldade), demandam certos cuidados. O ideal é aumentar o consumo de água, pois assim a digestão acontece de forma mais saudável.

Somado a isso, é bom apostar em uma alimentação equilibrada. Invista em opções que são ricas em fibras, pois assim a digestão acontece de forma facilitada.

Fissura anal

A fissura anal pode ser outra causa de sangue nas fezes. Assim como as hemorroidas, ela é provocada pelo ressecamento das fezes. Como o próprio nome indica, é uma ferida ou úlcera que atinge o revestimento do ânus, provocando muito incomodo e dor na hora de evacuar.

O resultado pode envolver o aparecimento de sangue, mas é bom ficar de olho. Nesse caso, ele deve ser vermelho mais vivo, pois não teve tempo para ser digerido pelo organismo, 

Em outras situações, o sangue pode ter um aspecto mais escuro. Isso acontece porque ele acompanha as fezes por mais tempo e, por conta disso, teve tempo para ser digerido. Agora você entende melhor porque a coloração do sangramento é importante, certo? 

Inflamação no intestino

O intestino inflamado também pode causar sangue nas fezes. Elas podem ser causadas por vários motivos, como a colite ulcerativa ou a doença de Crohn, por exemplo.

A inflamação costuma vir acompanhada de diarreias e dores abdominais. Nesse caso, as fezes apresentam um tom de vermelho mais escuro, pois o sangramento tem mais tempo para ser digerido até sair com as fezes. Como vimos acima, quando mais próxima do ânus uma inflamação está, mais vermelha ficam.

Diverticulite

A diverticulite é uma doença mais comum depois dos 40 anos. Como o próprio nome indica, ela é resultado de uma inflamação dos divertículos (para quem não sabe, são pequenas herniações que aparecem na parede do intestino com o evoluir da idade).

Quando inflamado, pode provocar muita dor abdominal (principalmente do lado esquerdo da barriga), náuseas, febre e até vômito. É bom ficar de olho e acompanhar o desenvolvimento do quadro. O ideal é procurar um médico gastroenterologista e esperar que ele indique o tratamento ideal. O caminho mais comum envolve o uso de analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios para controlar as dores e a inflamação.

Ainda assim, pode ser que a crise aconteça outras vezes. O ideal, nesse caso, é adotar uma dieta especial e rica em fibra e preservar essa região, pois só uma boa alimentação pode preservar os divertículos. 

Câncer de intestino

A presença de sangue nas fezes também pode indicar causas mais sérias. Em alguns casos, o sangue vermelho vivo pode ser um sinal de câncer no intestino. Ainda assim, é bom lembrar que essa não é uma realidade comum e não acontece isoladamente, ou seja, traz outros sintomas consigo.

Nesse caso, o sangue normalmente vem acompanhado de alterações no funcionamento do intestino intercalando diarréia e constipação, sensação de peso na região anal, fraqueza, anemia e até mesmo perda de peso. O mais indicado é procurar um gastroenterologista para fazer os exames detalhados e confirmar o diagnóstico. Assim você fica sabendo qual é o tratamento adequado.

Úlcera gástrica

As úlceras gástricas representam erosões nas mucosas desse órgão. Com o passar do tempo, elas podem progredir e até atingir os vasos sanguíneos, provocando o temido sangramento.

Ele pode ser pequeno e passar despercebido ou ainda ser mais volumoso, chamando mais atenção. Pacientes que vivem período de estresse podem desenvolver úlceras, pois a doença tem uma forte relação com a esfera emocional.

O que fazer para tratamento?

Assim que perceber a alteração, o ideal é procurar acompanhamento médico. Deixe de lado a ideia de entender o que acontece com o seu corpo ou ainda de se automedicar. Essa é a melhor maneira de passar por todos os exames e fazer um diagnóstico precoce de qualquer que seja a doença.

Caso o sangramento dure mais de uma semana e a presença de sangue nas fezes aumentar, o acompanhamento deve ser feito com ainda mais urgência.

Agora que você entende quais são as principais causas de sangue nas fezes e o que fazer se perceber qualquer alteração na hora de evacuar, não deixe de ficar de olho. A observação é uma ótima forma de cuidar de você e da sua saúde.

E você, gostou das nossas dicas? Então não pode perder os outros conteúdos que temos produzido. Siga-nos nas redes sociais e acompanhe tudo. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter. Nos encontramos por lá! 

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *