Saiba o que falar para o médico durante a consulta

Quando agendamos uma consulta médica, já temos em mente aquilo que desejamos, seja passar por um check-up ou então tratar algum problema de saúde. Porém, mesmo com tantas certezas é natural que no dia agendado a gente acabe não sabendo, ou esquecendo, o que falar para o médico.

Mas não adianta ficar ensaiando um discurso, porque quando chega a hora temos muitas dúvidas e recebemos tanta informação, que sempre acabamos esquecendo alguma coisa. Por isso, o ideal é se preparar para tirar o máximo de proveito da sua consulta médica.

E neste artigo vamos deixar algumas dicas sobre o que você precisa fazer antes da consulta, como agir durante ela e aquilo que é preciso falar para o médico. Continue lendo, anote tudo e aplique em sua próxima visita ao especialista.

1. Agrupe o máximo de informações possível

Especialmente se você estiver indo num médico que ainda não lhe atendeu, é essencial levar para o dia da consulta o máximo de informações que você conseguir agrupar. Isso vai ajudar o especialista a conhecer o seu histórico, seu quadro clínico e para que possa adotar a melhor abordagem.

É interessante que você tenha em mãos:

  • exames anteriores;
  • remédios que utiliza;
  • laudos médicos;
  • receitas de medicamentos;
  • contato do médico com o qual se trata (se estiver em tratamento).

Não se esqueça de alertar o profissional sobre alguma viagem que você tenha feito recentemente, especialmente se os sintomas se manifestaram depois dela. Afinal, pode ser algum problema contraído durante esse período fora de casa.

Tudo isso somado ao seu relato, fornece dados importantes que ajudam no diagnóstico e também a compreender a origem dos males que você está apresentando.

 2. Anote todas as suas dúvidas

Separe uma folha ou caderno e deixe em fácil acesso para que você possa anotar ali todas as dúvidas que forem surgindo enquanto aguarda o dia da consulta. Isso porque muitas vezes elas surgem espontaneamente no dia a dia, e se não as anotamos, acabamos esquecendo o que falar para o médico.

Faça essas anotações e leve junto com você no dia da consulta. Não tenha vergonha de perguntar, porque o profissional está ali para lhe ajudar e para esclarecer tudo aquilo que você deseja saber.

Estar informado ajuda você conhecer o problema e como agir em cada situação para obter a cura mais rápido.

3. Fale sobre seus sintomas, hábitos e estilo de vida

É muito importante que você informe para o médico todos os sintomas que vem apresentando, e se algum familiar ou pessoa próxima tem se queixado deles também. Não se esqueça de relatar todos os incômodos, quando começaram e em quais momentos costumam se manifestar com mais intensidade.

Também é relevante informá-lo sobre seus hábitos, se você faz uso de cigarro, se ingere bebidas alcoólicas com frequência, se tem boa qualidade de sono, se sua rotina é muito estressante, como se alimenta, entre outras informações que podem influenciar em seu estado de saúde.

E comente tudo isso falando também sobre seu estilo de vida. Fale para o médico se você é uma pessoa sedentária, se pratica algum esporte ou atividade física, com qual frequência e também se possui algum hobby ou atividade relaxante.

Além de também estar relacionado com seu bem-estar e saúde, essas informações ajudarão o médico a recomendar o tratamento e fazer orientações sobre como você deve proceder para ter mais qualidade de vida.

4. Pergunte tudo sobre o problema que está enfrentando

Quando o médico já tiver um diagnóstico sobre seu problema, procure se informar sobre ele ao máximo, sempre com um especialista. Evite pesquisar sozinho para não acabar obtendo informações equivocadas e para não ficar com mais dúvidas.

Converse com o profissional, esclareça tudo o que for preciso para que você saiba o que está acontecendo com seu organismo, porque está assim, o que esperar daqui em diante, entre outros detalhes. Conhecer o problema te deixará mais seguro e confiante para se tratar.

5. Informe-se sobre o tratamento

Outro ponto importante sobre o que falar para o médico é sobre o tratamento que será adotado. Não se trata de questionar o método, mas sim, entender tudo o que será feito, como cada medicamento age, como acontecem os procedimentos aos quais porventura você será submetido, entre outros.

Pergunte sobre a duração desse tratamento, se há algum efeito colateral, se você pode manter os mesmos hábitos, se precisa de algum cuidado especial, e tudo mais que estiver em dúvida. Isso vai te deixar a par de cada etapa e possibilitar que você colabore ao máximo para que o tratamento seja um sucesso.

6. Esclareça todas as dúvidas que surgirem durante a consulta

E para aproveitar todo o seu tempo com o especialista, você também deve esclarecer outras dúvidas que estiverem pendentes. Pergunte se é preciso fazer um retorno, e em quanto tempo isso deve acontecer.

Também pergunte se é possível que ele forneça um contato, para que você tenha um canal direto de comunicação. Informe-se sobre recomendações que possam favorecer sua saúde e recuperação e se é preciso que você se consulte ainda com outros especialistas.

O ideal é não sair do consultório com nenhuma dúvida. Por isso, é que nós recomendamos que você faça suas anotações. E se surgirem outras questões durante a conversa, não tenha medo de pedir explicações.

Todas essas dicas vão lhe ajudar a se programar para o dia da consulta a fim de que você não se esqueça de nada importante. Afinal, essas informações são relevantes para que seu médico o conheça e possa lhe oferecer um atendimento completo.

Lembre-se de que ir para a consulta sem saber o que falar para o médico ou sair do consultório com dúvidas pode lhe fazer perder uma oportunidade preciosa. Então, fique atento e planeje-se para tirar o máximo de proveito desse momento importante para sua saúde e bem-estar.

Nós temos ainda muitas outras dicas e informações que vão lhe ajudar a cuidar da sua saúde e de sua família. Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens no Instagram e Twitter para ficar por dentro de tudo.

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

2 Comentários

  1. marcia

    Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *