Saiba como tirar manchas da pele

Toda mulher se preocupa com aquelas manchinhas escuras que podem aparecer no rosto, nas mãos, nos braços e em várias outras partes do corpo. Elas podem possuir diversas causas como acne, alta exposição solar e problemas hormonais.

Em situações mais graves, podem indicar um câncer e, portanto, sempre devem ser avaliadas com cuidado. É fundamental procurar um especialista em dermatologia e nunca se automedicar.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como tirar manchas da pele. Acompanhe:

Manchas causadas pelo sol

As manchas causadas pelo sol são as lesões mais facilmente identificadas. Em países de clima tropical como o Brasil, esse tipo de lesão é extremamente recorrente em um grande número de pessoas.

As principais características das manchas causadas pelo sol são lesões escuras que aparecem no rosto, nos braços ou nas pernas. Elas são causadas, obviamente, pelo excesso de exposição à luz solar ao longo dos anos. É válido ressaltar que, esse tipo de mancha, se torna mais frequente após os 45 anos.

Para tratá-las, é preciso realizar sessões de esfoliação da pele pelo menos 2 vezes por semana. Assim, as manchas claras e superficiais serão completamente retiradas. Outra maneira de retirar as manchas se dá por meio de tratamentos com laser, que ajudam a uniformizar o tom da pele.

Porém, mais importante que sanar o problema, é preveni-lo. Para tanto, use filtro solar diariamente.

Ceratose seborreica

A ceratose seborreica é mais um tipo de mancha da pele que incomoda um grande número de pessoas. É uma lesão elevada e escura que aparece na pele em consequência do decurso normal de envelhecimento. Elas são, geralmente, benignas e não apresentam riscos para a saúde.

Não se esqueça de buscar a avaliação de um dermatologista. Essa é a única maneira de diferenciar a ceratose seborreica de lesões malignas. Além disso, o profissional lhe indicará o tratamento mais adequado para o seu problema.

Esse tipo de mancha da pele não necessita de tratamento. Mas, caso o paciente deseje retirar as manchas, o médico pode removê-las por meio de pequenas cirurgias.

Manchas causadas pela gravidez

Longos períodos de exposição solar podem provocar um tipo de mancha escura no rosto, chamada de melasma.

No período da gravidez ela se torna mais comum por resultar das mudanças hormonais que acontecem no corpo da mulher. Nesses casos, a mancha é chamada de cloasma gravídico.

Para evitá-las é preciso utilizar, diariamente, um protetor solar com fator de proteção maior ou igual a 30, além de evitar a exposição solar das manchas, principalmente nos horários de maior incidência dos raios nocivos, das 10 da manhã até as 4 da tarde.

Além disso, é recomendável que se dê preferência aos hidratantes enriquecidos com vitamina C. Essa vitamina é um poderoso antioxidante que possui um efeito fotoprotetor, além de estimular a síntese de colágeno e contribuir para uma boa cicatrização da pele.

Após o nascimento da criança, é possível retirar manchas remanescentes como a utilização de laser, ácidos e peeling de diamante.

Manchas causadas pela diabetes

As alterações hormonais provocadas pela diabetes, pelo hipertireoidismo e pela síndrome dos ovários policísticos, além da utilização de medicamentos como os antidiabéticos orais, podem provocar manchas escuras na pele.

Elas vão surgir ao redor do pescoço e nas dobras cutâneas e são mais comuns em pessoas negras ou mestiças.

O seu tratamento se dá por meio de esfoliação utilizando sabonete líquido e açúcar, que deverá ser feita pelo menos 1 vez por semana. Mas é importante ressaltar que hábitos saudáveis, aliados ao emagrecimento, são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Manchas pós-acne ou catapora

As lesões provocadas pela acne e pela catapora podem provocar uma hiperpigmentação pós-inflamatória e, portanto, causar o aparecimento de manchas escurecidas nas regiões afetadas.

Quando mais claras, elas podem ser tratadas com um peeling superficial. No entanto, aquelas de coloração mais escura só serão clareadas com o uso de cremes despigmentantes, como é o caso do óleo de rosa mosqueta.

Nesses casos, também é possível realizar um peeling com ácidos, já que ele remove as camadas superficial e média da pele. Com isso ocorre a renovação do tecido, que surgirá livre de manchas.

Sardas

Em pessoas de pele mais clara podem aparecer manchas nos braços, no colo e no rosto. Elas possuem a tendência de ficarem mais escuras durante o verão, já que aumentam os períodos de exposição solar.

São utilizados no clareamento das sardas, cremes e loções que possuam hidroquinona em sua composição. Porém, as sardas são características genéticas e, normalmente, não desaparecem.

Existem, ainda, algumas opções caseiras para diminuir a aparência das sardas, como cremes caseiros e máscaras feitas em casa. Por exemplo: pode-se preparar uma máscara utilizando uma clara de ovo, uma colher de sopa de leite de magnésio e uma pequena quantidade de bepantol líquido.

Mas lembre-se: antes de recorrer às soluções caseiras ou à automedicação, consulte um médico especialista. Assim, você cuidará cada vez mais da sua pele e terá a certeza de estar utilizando os produtos corretos, evitando maiores danos e complicações.

Manchas causadas pelo limão

As manchas dessa natureza são ocasionadas devido o contato do limão com a pele, seguido de exposição solar.

As manchas ocasionadas pelo uso do limão são escuras e surgem comumente nas mãos e nos braços. Essas manchas são conhecidas como fitofotomelanose e podem demorar de 2 a 3 dias para aparecerem.

A melhor maneira de eliminá-las do seu corpo se dá pela aplicação de creme que contenha vitamina C.

Independentemente do tipo de mancha que aparecer em sua pele, é fundamental que você procure um médico especialista. Existem inúmeras receitas milagrosas passadas de geração para geração que podem solucionar os problemas apresentados. Porém, é preciso se certificar qual é a origem da mancha para, então, lançar mão desses artifícios.

Sendo assim, mais uma vez, ressaltamos a importância de procurar um médico antes de utilizar produtos em sua pele. Essa é a única maneira de aprender como tirar manchas da pele sem prejudicar a sua saúde!

E aí, gostou do post? Interessou-se sobre o assunto? Que tal entender as causas do câncer de pele e aprender como evitá-lo? Não perca tempo!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *