Reeducação alimentar: aprenda a emagrecer de maneira saudável!

A melhor forma de emagrecer de maneira saudável é pela reeducação alimentar. Nesse processo, o paciente não sofre com o efeito sanfona (emagrecer e engordar), pois consome todos os alimentos de maneira adequada e na medida certa.

Além de fazer bem à saúde, o processo de reeducação alimentar evita remédios que podem fazer mal ao corpo e também afasta a possibilidade de cirurgia bariátrica, fazendo com que a pessoa alcance seu desejo de emagrecer de maneira mais natural.

No entanto, você sabe o que é reeducação alimentar e quais os principais passos para evoluir nesse processo? Então fique ligado em nosso artigo e aprenda a emagrecer de maneira saudável!

O que é a reeducação alimentar?

O processo de reeducação alimentar consiste na mudança de hábitos na alimentação. A pessoa que deseja emagrecer ou precisa perder peso devido a algum problema de saúde, passa a ser doutrinada a comer de maneira mais saudável, mas sem se privar de comer os alimentos que mais gosta.

Por meio de algumas mudanças na alimentação, você é capaz de ter uma vida mais saudável e equilibrada. E isso é percebido logo nas primeiras semanas de mudança alimentar. Além de você se sentir mais leve e disposta para as atividades do dia a dia, em sua própria roupa perceberá os primeiros sinais da mudança na alimentação.

No entanto, mesmo com essa possibilidade saudável, muitas pessoas acabam aderindo a dietas com diversas restrições para emagrecer, o que não é recomendado por médicos e nutricionistas.

Comer na hora certa

O organismo precisa de todos os nutrientes e, muitos deles, vêm de carboidratos e proteínas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam alguns tipos de alimentos não precisam ser eliminados completamente da sua dieta. Eles precisam ser consumidos na quantidade certa para fazerem bem à sua saúde. Além disso, também é necessário comer nos horários determinados, ou seja, de 3 em 3 horas.

Como o próprio nome diz, a reeducação é fazer com que o ser humano se eduque novamente para comer de maneira correta. Um exemplo disso é no lugar de grandes refeições, comer em pequenas porções e intervalos menores. Isso diminui a fome e a quantidade de alimento ingerida.

A reeducação alimentar faz com que você emagreça de forma gradual. Já com as dietas, você perde peso rápido, mas não consegue mantê-lo por muito tempo. Daí a importância de se reeducar, pois desta forma você terá seu peso ideal sempre, desde que se alimente de acordo com os hábitos saudáveis.

Prevenir doenças

Além de auxiliar no emagrecimento, a reeducação alimentar também melhora a saúde e previne doenças. O processo é feito por um profissional da área de nutrição que oferece ao seu paciente um método personalizado, pois cada pessoa tem suas particularidades e nutrientes que precisa.

Outro item que deve ser levado em conta em relação a reeducação é o histórico alimentar e de vida de cada pessoa. Muitas vezes, o paciente faz uma dieta sem qualquer acompanhamento, perde peso e massa muscular. No entanto, a gordura fica ali, o que prejudica a saúde.

A reeducação faz com que você perca realmente o que precisa e sem fazer mal à sua saúde, ou seja, que perca a tão temida gordura.

Como se preparar antes da reeducação alimentar?

O primeiro passo antes de começar a se reeducar para poder se alimentar com saúde e qualidade é procurar um especialista no assunto. Os nutricionistas são os responsáveis por lhe oferecer a reeducação que vai atender as suas necessidades.

Portanto, não faça nada sem consultar um especialista e siga à risca as dicas do profissional. Com todos os cuidados necessários, você conseguirá alcançar seus objetivos, melhorar a qualidade de vida da sua família e cuidar da saúde do seu corpo.

Quais os passos para mudar os hábitos alimentares?

Após a consulta com o especialista em nutrição, você já pode se preparar para mudar os hábitos alimentares. Aqui descrevemos alguns passos que ajudarão nesse processo. Confira!

1. Coma de 3 em 3 horas

A primeira dica para ter sucesso no processo de reeducação alimentar é comer de 3 em 3 horas. Isso é importante porque a glicose fica estável no sangue e você se sente mais saciado e disposto durante o dia.

Para comer a cada 3 horas é preciso consumir uma menor quantidade de alimentos durante as refeições, incluindo o café da manhã, o lanche antes do almoço, o almoço, o lanche na parte da tarde, o jantar e a ceia.

Para quem acha que não consegue lanchar, não comece o dia sem o café da manhã e almoce sempre. Isso vai ajudar no processo de reeducação.

2.  Beba 2 litros de água por dia

Hidratar o corpo é importante para a saúde e, por isso, é essencial no sucesso da sua reeducação. A água não possui calorias e elimina as toxinas do organismo. Por isso, consuma pelo menos 2 litros de água por dia.

No entanto, se você tiver dificuldades em beber água, acrescente ao líquido um pedacinho de gengibre ou esprema um limão. Dessa forma, você terá uma bebida mais saborosa e poderá se hidratar durante o dia.

Se ainda tiver alguma dificuldade para ingerir líquidos, tome chá sem açúcar e sucos. Mas, atenção: evite sucos industrializados e refrigerantes. Prefira sucos naturais e de preferência com frutas que já são doces. Dessa maneira, você terá a energia que precisa para o seu dia a dia.

3. Evite alimentos industrializados

Nós sabemos que a vida é corrida e, muitas vezes, preferimos alimentos industrializados porque são mais fáceis de preparar do que alimentos naturais. No entanto, para que você emagreça de maneira saudável, será preciso excluir os alimentos industrializados e embutidos da sua lista de compras.

Esqueça o salame, a lasanha congelada, a linguiça, a salsicha de hot dog, o salgadinho, ou seja, tudo o que não é natural.

4. Reeduque o paladar

A melhor maneira de escolher bem os alimentos é você reeducar seu paladar. Ao trocar os alimentos industrializados por naturais como saladas, legumes cozidos e sopas, você perceberá o quanto são saborosos e verá que antes consumia produtos que faziam mal à sua saúde.

Os alimentos industrializados são cheios de aromatizantes e sabor artificial. Ao escolher um alimento natural, tenha a consciência das vitaminas e nutrientes que beneficiarão seu corpo. Caso não goste desse alimento, experimente-o várias vezes. Com certeza você passará a sentir o sabor de outra maneira.

Para quem não gosta de legumes cozidos, experimente temperá-los com uma folha de louro e alho esmagado. Eles proporcionarão um sabor mais agradável à sua alimentação.

Outra dica é experimentar receitas novas e optar pelos produtos integrais. Eles diminuem a fome e regulam o intestino.

E, por último, para quem gosta de uma boa sobremesa, troque o doce, o pudim e o chocolate por uma fruta saborosa. Dessa maneira, você perderá peso e ganhará mais qualidade de vida!

Viu como a reeducação alimentar é importante para emagrecer de maneira saudável? Se seu desejo é ter qualidade de vida e ganhar saúde, procure orientação médica e aprenda a comer bem e com qualidade. Seu corpo agradecerá os cuidados com sua alimentação.

Achou nosso conteúdo interessante? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados à saúde.

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *