Quais são as consequências da hipertensão?

Apesar de ser uma doença silenciosa e aparentemente benigna, a hipertensão pode trazer diversas consequências ao longo dos anos quando tratada de forma inadequada. Isso acontece porque o aumento da pressão arterial danifica os vasos por todo o corpo e, assim, prejudica o funcionamento de diversos órgãos.

Confira agora as principais consequências da hipertensão!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

Insuficiência renal

As alterações dos vasos responsáveis pela irrigação dos rins prejudicam a filtração do sangue feita por este órgão, reduzindo a produção de urina e promovendo o acúmulo de substâncias que fazem mal ao organismo. À medida que a doença renal se agrava, pode ser necessária a hemodiálise.

Cegueira

Os vasos da retina também são danificados pela pressão alta, o que pode evoluir para a redução da acuidade visual ou mesmo cegueira em ambos os olhos.

Infarto e disfunção erétil

O dano da pressão à parede do vaso promove a formação de placas de gordura e trombos que reduzem o fluxo de sangue para os órgãos, uma doença chamada de aterosclerose. O infarto ocorre quando isso acontece nas artérias do coração, mas qualquer outro vaso do corpo pode sofrer o mesmo processo.

Quando o fluxo de sangue para o pênis é prejudicado, por exemplo, ocorre a disfunção erétil e quando isso ocorre no cérebro, trata-se de um acidente vascular cerebral isquêmico.

Derrame

Com paredes frágeis, os pequenos vasos do cérebro não aguentam a elevação da pressão por muito tempo e podem se romper, provocando um acidente vascular cerebral hemorrágico. Dependendo do local da lesão, a pessoa pode perder a fala ou os movimentos dos braços e das pernas. 

Insuficiência cardíaca

À medida que a pressão sobe, o coração precisa trabalhar mais para conseguir bombear o sangue de forma adequada. Esse esforço extra faz com que esse órgão aumente de tamanho e se torne insuficiente, provocando cansaço aos mínimos esforços.

Entendeu as consequências da hipertensão? Então assine a nossa newsletter para conferir o restante da nossa série de posts sobre essa doença.

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *