Quais são as consequências da diabetes?

Assim como acontece com as doenças do coração e a obesidade, o número de pessoas diabéticas tem aumentado constantemente por conta dos maus hábitos alimentares e da falta de atividade física. Esse é um tema sério, mas você tem dado a devida importância ao assunto? Sabe quais são as consequências da diabetes?

Essa doença traz riscos seríssimos à saúde, pois afeta todo o funcionamento do organismo, e pode diminuir bastante a qualidade de vida sem o controle adequado. A hiperglicemia do diabético que não respeita as medidas terapêuticas pode levar a cegueira, amputações e óbito.

Confira, a seguir, alguns dos riscos dessa doença crônica!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

Aterosclerose

O alto nível de glicose sanguínea contribui para o processo crônico-inflamatório que causa o enrijecimento de veias e artérias, também chamado de aterosclerose. Juntos, o diabetes e a aterosclerose tem efeito aditivo para o risco de doença cardiovascular.

Causa cegueira

A glicemia muito elevada danifica os pequenos vasos que irrigam a retina, estrutura essencial dos olhos para a visão, causando a retinopatia diabética. Outros comprometimentos da visão que têm o risco aumentado nos diabéticos são o edema macular diabético, a catarata e o glaucoma. Sem controle, a diabetes pode levar a cegueira.

Deteriora os rins

A diabetes, por afetar a circulação, dificulta o suprimento renal e impede o funcionamento adequados dos rins. Ao comprometer a filtração, há um acúmulo de substâncias tóxicas no organismo e nossos rins ficam cada vez mais sobrecarregados, caracterizando a nefropatia diabética.

Agora que você já conhece algumas das consequências da diabetes, deixe um comentário caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *