Quais podem ser as consequências da ansiedade?

A ansiedade e o estresse têm se tornado comuns nos dias de hoje, não é mesmo? Passamos por algum momento estressante quase todos os dias, mas você sabe quais são as consequências da ansiedade constante?

Sim! Existem diversas repercussões em nosso organismo e que podem levar a sérios distúrbios, desde dores e tensões musculares até transtornos psicológicos, como TOC e síndrome do pânico.

Portanto, mostraremos agora algumas das consequências da ansiedade!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

Doenças cardiovasculares

O aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial podem levar, a longo prazo, à arritmia, hipertensão arterial e maiores riscos de AVC e infartos.

Diabetes

Em situações de estresse, o corpo libera hormônios como o cortisol e a adrenalina, que agem contra a insulina e aumentam a quantidade de glicose no sangue. Este aumento pode ser inofensivo para algumas pessoas, mas piora o risco de diabetes para aqueles indivíduos que já possuem predisposição.

Enxaqueca

Apesar de não se conhecer profundamente como funciona a ligação entre enxaqueca e ansiedade, situações de estresse são consideradas gatilhos das crises de enxaqueca. Uma possível causa seriam hormônios e neurotransmissores (como adrenalina), que são liberados em crises de ansiedade e precipitam as dores.

Enrijecimento dos músculos

A preocupação excessiva faz com que tensionemos nossos músculos involuntariamente e, quanto mais tempo ficam rígidos, mais eles doerão. Isso serve para os ombros, as costas e até para a cabeça, já que os músculos da face são presos ao crânio.

Problemas estomacais e intestinais

O sistema digestivo sofre intensa influência de estímulos nervosos devido a sua rica enervação. Logo, as manifestações podem ser desde diarreia ou constipação, até gastrite e ulcerações.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre as consequências da ansiedade, deixe um comentário no post e compartilhe as suas opiniões.

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *