Por que ter um plano de saúde? Conheça 7 vantagens!

Manter uma boa qualidade de vida é fundamental para evitar doenças e qualquer complicação que comprometa o nosso bem-estar. Por isso, ter um plano de saúde é uma boa alternativa para manter um acompanhamento médico constante e atuar na prevenção desses problemas.

Firmando um contrato com uma operadora de saúde, ela passará a garantir a cobertura de todos os seus gastos médicos, hospitalares e afins que estejam dentro dos seus serviços contratados.

Assim, é possível usufruir dos seus benefícios pagando taxas mensais fixas que caibam dentro do seu orçamento. Quer saber mais sobre as vantagens de ter um plano de saúde? Então não deixe de ler este post:

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

1. Ter maior segurança no dia a dia

Mesmo mantendo um estilo de vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos, o risco de adquirir alguma doença é uma coisa preocupante. Infelizmente, não estamos livres de passar por situações de saúde delicadas.

Então, nada melhor do que poder contar com um atendimento médico mais eficaz do que aquele oferecido pela rede pública. Além da realização de consultas e exames periódicos para checar o estado de saúde, é tranquilizante saber que, caso haja qualquer imprevisto, você sempre estará amparado.

2. Garantir a saúde da família

Quando falamos sobre saúde, é inevitável não pensar em nós e em nossos familiares. Pais idosos, filhos pequenos, a possibilidade de uma gravidez ou de uma adversidade são fatores que fazem valer ainda mais o investimento em um bom plano de saúde.

Dessa forma, todos podem ficar mais tranquilos de que serão assessorados sempre que precisarem. Quem tem ou já teve um parente adoentado ou um bebê em casa sabe como as consultas devem ser mais frequentes para que qualquer risco seja afastado.

Para quem vive uma rotina corrida, é ainda melhor ter essa proteção para toda a família. Assim se perde menos tempo nas filas de espera do atendimento público sem ao menos ter a garantia de que o tratamento poderá ser realizado.

3. Poder usar a portabilidade

Esse é um benefício oferecido para os usuários das operadoras de planos de saúde, que são regulamentadas pela Agência Nacional de Saúde. Assim como ocorre ao transferir o seu número de telefone para outra operadora, você também pode trocar facilmente a empresa do seu plano.

É um fato comum para pessoas que mudam de região por motivos pessoais e profissionais, por exemplo. Na nova localidade, elas não precisam esperar o período de carência normal dos planos e, ao fazer o processo de portabilidade, já podem começar a usufruir dos serviços contratados.

4. Encontrar um profissional com maior facilidade

Outro ponto positivo é a abrangência das empresas de planos de saúde em todo o território nacional. Quando você escolhe uma boa operadora, provavelmente ela conta com uma diversidade de profissionais, clínicas, laboratórios e hospitais credenciados.

Então, o seu acesso aos recursos na área da saúde é facilitado e, normalmente, não é preciso ir para muito longe para ser atendido. Além dessa comodidade, a variedade de profissionais especializados é outra vantagem, sobretudo quando as suas necessidades são mais específicas do que um simples check-up.

5. Receber um bom atendimento médico

De acordo com a Constituição Federal do Brasil, é dever do Estado proporcionar a assistência médica para toda a população. Contudo, sabemos que o Sistema Único de Saúde (SUS) quase sempre não consegue suprir todas as demandas e a situação se torna caótica.

Com isso, o tratamento de muitas pessoas é comprometido, e frequentemente ouvimos notícias de pacientes que tiveram a sua saúde muito prejudicada por essa razão. Apesar de o atendimento público muitas vezes ser eficiente, lamentavelmente não é seguro ficar dependente dele.

A iniciativa privada acaba oferecendo maior disponibilidade para suprir a demanda dos pacientes, seja para marcar consultas, exames, cirurgias, entre outros procedimentos que nem sempre podem esperar.

Além disso, o plano de saúde dá a oportunidade de você escolher entre os seus conveniados pelo médico que mais lhe agradar. No SUS, o paciente fica sujeito a ser atendido pelo médico disponível, o que tende a gerar muitos casos de insatisfação.

6. Não ficar vulnerável a imprevistos financeiros

Uma das desvantagens de não poder contar com o plano de saúde é ficar sempre sujeito a eventualidades que comprometam as suas economias. A necessidade de uma internação ou de uma cirurgia inesperada, por exemplo, pode sair bem mais caro do que você imagina.

Essas situações são capazes de colocar em risco as suas reservas financeiras que você estava guardando para uma viagem, para pagar a faculdade do seu filho, para comprar um imóvel ou para cumprir qualquer outro objetivo.

Aliás, pode ser até que você nem tenha a quantia necessária para cobrir as despesas imprevistas e acabe contraindo dívidas. Ou seja, para quem preza pelo planejamento financeiro, a melhor opção é fazer um plano de saúde. Assim, é possível organizar os gastos e o seu orçamento a partir das mensalidades e viver com maior tranquilidade.

7. Atuar na prevenção de doenças

É claro que pessoas que não possuem um plano de saúde podem realizar consultas e exames preventivos regularmente. Mas isso depende bastante do seu comprometimento e programação para não deixar a saúde de lado, e sim fazer com que ela seja uma prioridade.

Porém, o que acontece é que muitas pessoas acabam adiando essa tarefa. Seja por não reservarem uma quantia de dinheiro para pagar pelo atendimento, por não conseguirem agendar pelo SUS, entre outros motivos.

E, quando se tem um plano de saúde, fica mais fácil realizar esses procedimentos com maior conforto e agilidade. 

Enfim, vale a pena refletir sobre o custo-benefício de investir em um bom plano, levando em consideração todas as vantagens citadas para poder encontrar uma opção que se encaixe na sua renda e traga maior tranquilidade para a sua vida.

Se quiser saber mais sobre o assunto e conhecer os planos de saúde mais bem avaliados em sua região, entre em contato conosco.

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

2 Comentários

    1. Blog BEM SAUDÁVEL

      Oi Patricia, tudo bem?

      Depende da operadora e do plano que você quer contratar. Para saber sobre as coberturas de cada plano, sugerimos que você entre em contato com as operadoras de saúde da sua região.

      Abraços,

      Equipe Blog Bem Saudável

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *