Plano de saúde para idoso: 4 razões para ter um

Garantir uma saúde de qualidade é o desejo de toda e qualquer pessoa, você não acha? Crianças, jovens e adultos: todos precisam de cuidados. E quando falamos de idosos, essa é uma necessidade ainda mais iminente. Afinal de contas, nessa faixa etária há maior probabilidade de problemas de saúde. Por isso, adquirir um plano de saúde para idoso pode ser essencial.

Bons planos, além de proporcionarem maior segurança, promovem conforto e tranquilidade para quem está na terceira idade, assim como para toda a família, evitando correria e dores de cabeça.

Como esse é um período delicado na vida, os cuidados com o corpo e com o bem-estar precisam ser redobrados. Pensando nisso, muitas iniciativas voltadas a esse público vêm sendo desenvolvidas, inclusive os planos de saúde se tornaram mais atrativos e com muitas vantagens.

Quer saber mais sobre plano de saúde para idoso? Continue a leitura e conheça 4 motivos para se ter um.

O que um plano de saúde para idoso oferece?

1. Proporciona assistência, segurança e atendimento de qualidade

Ter segurança é uma das principais razões para se ter um plano de saúde na terceira idade. Saber que — em caso de qualquer problema — pode-se contar com os cuidados médicos e com os devidos tratamentos faz com que mais pessoas procurem essa opção.

Buscando proporcionar assistência aos pacientes, dependendo do pacote contratado, os planos costumam ter atendimento 24 horas, canal para tirar dúvidas e agendamento pela internet, atendimento no exterior, descontos em medicamentos de redes credenciadas, entre outros benefícios. Algumas operadoras também disponibilizam tratamento em casa para idosos acamados, além de clínicas e hospitais bem-estruturados.

Atendimento de qualidade é um dos grandes diferenciais de quem opta por contratar um plano de saúde. Essa vantagem vai além de atenção e cordialidade — e isso inclui diversos benefícios que podem fazer parte do pacote escolhido.

Ao contratar um plano de saúde, é necessário conferir quais são os diferenciais que ele oferece e ver se as vantagens atendem às expectativas e estão de acordo com as condições financeiras do contratante.

2. Ajuda na prevenção de doenças

Buscando promover a qualidade de vida por meio da prevenção de doenças, os planos voltados para os idosos oferecem consultas e exames periódicos, com os quais pode ser possível diagnosticar certos problemas de saúde previamente e, dessa forma, realizar tratamentos mais eficientes.

Além disso, graças à medicina preventiva, torna-se mais fácil evitar o aparecimento de doenças, uma vez que, com os procedimentos adequados, pode-se verificar determinada propensão a algum problema e, assim, tomar as devidas precauções para se resguardar.

Por meio de acompanhamento profissional, os idosos são orientados a adotar hábitos mais saudáveis para controlar doenças crônicas, promovendo uma vida saudável e diminuindo a necessidade de internações e intervenções medicamentosas. A Unimed Belém possui o programa Viver Bem, especialmente desenvolvido para acompanhar os clientes idosos. Para saber mais, ligue para a 0800 729 6000 ou 4009-5000.

Os cuidados preventivos apresentam grande importância na geriatria, sendo úteis não só para melhorar a qualidade, mas também para aumentar a perspectiva de vida. Assim, quanto antes essas medidas forem tomadas, mais eficazes serão os resultados.

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

3. Oferece diversas ações sociais

Uma ótima vantagem que os planos de saúde costumam oferecer para pessoas da terceira idade são as ações sociais, incluindo centros de convivência e atividades de lazer.

Nesse locais onde os idosos se reúnem, há diversas ações que colaboram para a manutenção de suas funções cognitivas e neurológicas. Essas iniciativas ajudam na melhoria de disposição e bem-estar, previnem doenças e trazem mais prazer e alegria aos participantes.

Nesse período da vida, as motivações de lazer são reduzidas, gerando em grande parte dos idosos sedentarismo, isolamento e, em alguns casos, até depressão. Mas com essas ações, que incluem atividades — como jogos, brincadeiras, atividades manuais, artes e esportes —, os idosos adquirem mais disposição e jovialidade.

Com as ações de lazer, entretenimento e atividades físicas, muitos benefícios surgem na vida dessas pessoas, incluindo a melhora da memória, do metabolismo e redução de problemas de depressão.

4. O atendimento é mais eficaz do que na rede pública

Devido ao grande número de pessoas que procuram pelo atendimento do SUS, esse serviço acaba tendo uma alta demanda, o que gera aumento das filas e déficit do atendimento. Dessa forma, muitos idosos não conseguem o acompanhamento médico que necessitam, ficando sem o devido tratamento.

Já por meio do convênio médico particular, eles têm à disposição diversos especialistas em geriatria e em várias doenças. Além de todos os outros benefícios, como conforto e tranquilidade, que já citamos aqui. Sem falar na agilidade com que o atendimento é realizado, bem diferente do que, infelizmente, acontece na rede pública.

O que devo analisar antes de escolher um plano de saúde para idoso?

Nesse momento, devem ser analisado vários quesitos, como a qualidade e experiência da operadora, carência, abrangência e, até mesmo, o custo, sendo que, para esse último item, uma boa alternativa pode ser o plano coparticipativo, que oferece um excelente custo-benefício.

Com a modalidade coparticipativa, você paga um valor menor do que o habitual, mas quando precisar utilizar, paga uma taxa, conforme previsto em contrato. Sendo uma ótima escolha para quem não precisa realizar consultas ou exames frequentemente.

Além do mais, quando faz uso de qualquer procedimento, a taxa a ser paga é cobrada apenas na próxima fatura do plano, o que acaba facilitando o planejamento do orçamento.

Devido ao aumento da preocupação com a saúde da terceira idade, ampliaram-se as opções de planos de saúde voltados para esse público. Entretanto, é importante estar atento e observar se a opção escolhida oferece tudo o que é necessário para o cuidado dos idosos.

É bom lembrar que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) desenvolveu o projeto “Idoso Bem Cuidado”, do qual fazem parte instituições parceiras comprometidas com a qualidade da atenção à saúde na velhice, sendo possível verificar se a operadora escolhida faz parte dessa iniciativa.

Agora que você se atentou à importância de ter um plano de saúde para idoso, entre em contato conosco e conheça uma opção que atenda às suas necessidades satisfatoriamente.

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *