Entenda como um plano de saúde pode ajudar na prevenção de doenças

Você já parou para pensar que ter um plano de saúde pode ser importante também para nos ajudar na prevenção de doenças?

Você já parou para pensar que ter um plano de saúde pode ser importante também para ajudar na prevenção de doenças? Isso porque ele proporciona inúmeros benefícios, como atendimento rápido e de qualidade, realização de ações preventivas e exames, entre outros.

Se uma doença for diagnosticada no início, a possibilidade de cura se torna muito maior, evitando que ela se espalhe ou se agrave com o passar do tempo. É por isso que o acompanhamento médico é tão importante.

Certamente você já ouviu falar no ditado que diz que “prevenir é melhor do que remediar”, não é mesmo? Pensando nisso, elencamos algumas dicas que vão lhe ajudar a compreender a importância de ter um plano de saúde para a prevenção de doenças. Confira!

1. Ter um plano de saúde proporciona bem-estar

Como dito, ter um plano de saúde é garantia de atendimento rápido e de qualidade, seja nas consultas ou em hospitais. Além disso, pode-se agendar horários com diversos profissionais, como nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e médicos especialistas.

Assim, você se sente satisfeito com o atendimento recebido e fica despreocupado, porque tem o suporte que precisa. Ou seja, há uma melhora em seu bem-estar.

2. O plano de saúde é um investimento

Sabemos que não é possível prever quando uma doença vai acontecer. Contudo, quando ela se manifesta, tendo um plano de saúde ele arca com as despesas médicas e também hospitalares.

É um investimento que lhe garante o atendimento necessário quando precisar. Assim você não terá despesas inesperadas, nem ficará aflito com os gastos para tratamento médico.

3. É possível realizar check-up anualmente

O check-up é uma avaliação médica de saúde, com base no sexo, idade, hábitos, características individuais, histórico familiar, entre outros fatores. O objetivo é analisar a saúde física e mental do paciente.

Para pessoas de todas as idades é importante realizar os exames do check-up todos os anos, a fim de diagnosticar precocemente problemas de saúde, ou reequilibrar parâmetros orgânicos que poderiam desencadeá-las. E ter um plano de saúde faz com que seja mais prático manter esse acompanhamento.

4. Pode-se agendar consultas e realizar exames preventivos

Além do check-up anual, pode ser preciso fazer outros exames em menor ou maior intervalo de tempo. Seja para acompanhar a situação clínica ou a evolução de um quadro.

Ter um plano de saúde possibilita essa liberdade de consultar o médico sempre que preciso e fazer os exames preventivos de rotina.

Esses exames de rotina que devem ser feitos ocorrem:

  • de 6 em 6 meses: para pessoas com alguma doença crônica, como diabetes, câncer e hipertensão;
  • 1 vez por ano: para pacientes com fatores de risco, tais como sedentários, fumantes, obesos e pessoas com colesterol elevado;
  • de 2 em 2 anos: para adultos totalmente saudáveis;
  • 1 vez por ano: o Papanicolau em mulheres e ultrassonografia; PSA para homens (avaliação da próstata).

Os principais exames solicitados são:

  • ecocardiograma e ultrassonografia do coração: problemas do órgão como enfartes e dissecção da aorta;
  • exame de sangue: hemograma completo;
  • exame oftalmológico: para verificar como está a visão;
  • análise de fezes e urina.

Realizar os exames é importante para verificar se os órgãos estão funcionando corretamente, e se o organismo se mantém em equilíbrio. Isso evita diversas condições e doenças que podem trazer consequências graves para o indivíduo.

5. Ações para a prevenção de doenças

Além dos exames também é importante que sejam adotadas medidas preventivas para evitar que as doenças e manifestem. Ter um plano de saúde possibilita isso, porque a pessoa pode ser acompanhada por especialistas mesmo sem estar doente.

Esse é o caso do trabalho do nutricionista, que elabora programas alimentares específicos para a necessidade de cada um. E ele pode ser consultado por meio do plano de saúde.

6. Profissionais da saúde para auxiliar em suas atividades físicas

Além da boa alimentação, a prática de exercícios físicos ajuda na prevenção de doenças, pois previne o colesterol, o acúmulo de gorduras no organismo e a obesidade.

Eles também são importantes para controlar a ansiedade, porque colaboram para que o corpo produza endorfina (neurotransmissores que proporcionam bem-estar). Se manter ativo evita o medo, transtornos, preocupações etc., fazendo com que a produtividade melhore.

Um fisioterapeuta pode ajudar a definir os melhores exercícios para cada caso, de modo que tragam os resultados esperados e benefícios para o corpo.

Outros profissionais também são essenciais nesse caso, como o ortopedista e o cardiologista, que avaliam as condições de saúde e contribuem para a escolha dos exercícios adequados.

7. Programas de vacinação

Embora oferecido gratuitamente pelo governo, o plano de vacinação do sistema público não é completo, e traz apenas as vacinas básicas. Mas com um plano de saúde você terá acesso a outras vacinas igualmente importantes.

Se estivermos em dia com essa prevenção, doenças como gripe, caxumba, hepatite, febre amarela, herpes, tétano, tuberculose, entre tantas outras, podem ser evitadas.

Fique atento às campanhas e à idade recomendada para cada tipo de vacina. Mas é preciso saber que, dependendo do seu tipo do plano de saúde, poderá haver cobrança adicional.

8. Acompanhamento nutricional

Em qualquer faixa etária podemos manter um acompanhamento nutricional. Essa prática é ideal para pessoas que buscam melhoria em sua qualidade de vida e uma dieta que acompanhe o seu ritmo diário.

Programas como redução e aumento de peso, geralmente, envolvem reeducações alimentares, que podem ser trabalhadas até mesmo com pessoas que tenham alguma restrição alimentar, como para diabéticos, celíacos, quem tem colesterol, entre outros.

É montado um plano alimentar de acordo com a sua idade, biotipo e objetivos para que consiga atingir o seu objetivo com saúde.

9. Participação em eventos

Existem diversos eventos na área da saúde que têm como objetivo conscientizar as pessoas, sobretudo no que se refere à prevenção de doenças.

Quando a operadora de seu plano de saúde realizar workshops, conferências, palestras e eventos, você poderá participar, assim ampliará seus conhecimentos na área da saúde e saberá se cuidar melhor.

Ter um plano de saúde possui muitas vantagens, mas, principalmente, diagnosticar precocemente alguma doença (que talvez ainda não tenha se manifestado através de sintomas) e tratá-la o quanto antes, aumentando as chances de cura. Por esse e outros motivos é um investimento que deve fazer parte do seu orçamento.

Gostou deste post sobre prevenção de doenças? Que tal conhecer agora um passo a passo sobre como escolher o plano de saúde ideal para você e sua família?

 

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *