Dieta detox: saiba como ela funciona

Conhecida popularmente por auxiliar no processo de emagrecimento e eliminar as toxinas do organismo em poucos dias, a dieta detox tem atraído cada vez mais adeptos que desejam melhorar a saúde.

No entanto, apesar de ser famosa, muitas pessoas não sabem como realmente esse tipo de dieta funciona. Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a entender mais sobre o assunto. Acompanhe!

O que é uma dieta detox?

A dieta detox baseia-se na desintoxicação do organismo por meio de uma mudança alimentar, na qual a pessoa passa a ingerir líquidos e alimentos naturais ricos em substâncias com ação antioxidante.

No entanto, é importante saber que a dieta detox é feita com o intuito de limpar o organismo e prepará-lo para uma mudança na alimentação. Desse modo, ela não deve ser feita de forma contínua.

Para que serve?

Esse tipo de dieta tem como principal objetivo ajudar o corpo a eliminar toxinas que, a longo prazo, são acumuladas no organismo e prejudicam a nossa saúde. Entre algumas dessas substâncias tóxicas, podemos citar:

  • aditivos alimentares;

  • gorduras e açúcares;

  • alimentos com agrotóxicos;

  • medicamentos;

  • alimentos alergênicos e industrializados;

  • álcool e tabaco.

Além disso, a dieta detox auxilia no processo de emagrecimento sem deixar de fornecer os nutrientes essenciais para o organismo.

Como funciona a dieta detox?

Durante a dieta alguns alimentos, como carnes, ovos, açúcares, e principalmente os industrializados e processados, devem ser retirados do cardápio. No entanto, os alimentos naturais, como verduras, legumes e frutas, ricos em antioxidantes, deverão ser mantidos, pois eles são primordiais para a dieta.

Os primeiros dias são considerados a fase líquida, na qual são consumidos sucos, shakes e sopas caseiras. Assim, são distribuídas cerca de mil calorias ao longo do dia. Além disso, durante essa fase inicial, não é recomendada a prática de exercícios físicos intensos, visto que a dieta não contém carboidratos. Após três dias, os alimentos sólidos com baixas calorias passam a ser permitidos.

Quando os alimentos detox são preparados ou consumidos in natura, ajudam o organismo, especialmente o fígado e rins, a eliminar as toxinas por meio das fezes, urina e suor.

Quais são seus benefícios?

Além de facilitar a eliminação de toxinas do organismo, a dieta detox proporciona diversos benefícios.

Auxilia no processo de emagrecimento

Ao retirar os alimentos que contêm trigo e açúcares em sua composição, como pães, bolos, refrigerantes e macarrão, os níveis de insulina no sangue tendem a diminuir, promovendo a redução do peso corporal já nos primeiros dias.

Mantém o corpo hidratado

Algumas dietas detox são preparadas com sucos, o que contribui para manter o corpo bem hidratado. Além disso, para ajudar no processo da dieta e na eliminação de toxinas, é fundamental beber bastante água.

Diminui a retenção de líquidos

Com o predomínio de alimentos diuréticos, o organismo tende a eliminar mais líquido, assim o acúmulo de fluidos no sistema circulatório e linfático tende a diminuir, ajudando o corpo a desinchar. Ademais, a baixa ingestão de sal nos alimentos da dieta também diminui o inchaço corporal.

Melhora o funcionamento intestinal

Alimentos ricos em fibras, como legumes, frutas e verduras fazem parte das preparações da dieta detox, e esses ajudam a restabelecer o bom funcionamento do intestino, pois aumentam o bolo fecal e promovem a captação de água. Dessa forma, o intestino trabalha com mais facilidade.

Reduz a pressão arterial e o colesterol

A ingestão de líquidos associada à restrição de alimentos gordurosos ajuda o organismo a aumentar o volume sanguíneo e a diminuir a retenção de sódio, além de evitar excesso de gordura nas artérias. Assim, há um controle da pressão arterial e do nível de colesterol no corpo.

Combate os radicais livres

Os radicais livres são agentes oxidantes que, em grandes quantidades, destroem as células saudáveis do organismo. Como a dieta é composta por alimentos ricos em antioxidantes, as células se mantêm protegidas e combate-se a ação dos radicais livres.

Oferece mais disposição

A dieta detox é composta por alimentos naturais ricos em vitaminas, as quais auxiliam na diminuição do cansaço e fadiga, e melhoram o ânimo e a disposição.

Melhora a digestão

Pelo fato de conter alimentos naturais e de fácil absorção, a dieta proporciona uma melhora significativa na digestão, além de evitar a sensação de peso depois das refeições.

Estimula o consumo de alimentos saudáveis

Durante a dieta, só é permitida a ingestão de alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras. Essa condição oferece um estímulo para que a pessoa saiba inserir mais alimentos saudáveis no seu dia a dia, após o término da dieta.

Reduz o consumo de alimentos prejudiciais à saúde

O consumo de alimentos que trazem problemas para saúde e seus excessos são retirados do cardápio no período da dieta. Assim, as pessoas se acostumam a consumir esses alimentos em menores quantidades e até retirá-los do dia a dia.

Como pode ser feita uma dieta detox?

Há uma variação do cardápio para quem deseja seguir uma dieta detox, sendo que, normalmente, inicia-se o dia com um suco detox, conhecido também como suco verde.

Ele pode ser processado no liquidificador com algumas folhas de couve, hortelã e gengibre ralado. É preferível que o suco seja ingerido em jejum, pois dessa forma há uma melhor absorção dos nutrientes pelo organismo. Além disso, pode-se acrescentar um pedaço de pepino ou suco de limão.

No almoço e jantar, uma combinação que envolva proteínas, legumes e folhas verdes é uma boa pedida. Também há opções para o lanche entre as refeições, como sucos naturais, castanhas e frutas.

Assim, há alternativas para manter todas as refeições com mais disposição e fazer uma boa desintoxicação no organismo.

Quais são os alimentos mais comuns desse tipo de dieta?

Apesar de muitas pessoas acharem que essa é uma dieta extremamente restritiva, há alguns alimentos que são permitidos, como:

  • leguminosas (feijão, grão-de-bico e lentilha);

  • chás de ervas, exceto o chá mate (sem adoçantes ou açucares);

  • oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs e amêndoas);

  • verduras e legumes (couve, brócolis, pepino, abobrinha);

  • cereais sem glúten (milho, arroz, quinoa);

  • frutas (melão, melancia, limão, maracujá e abacaxi).

No entanto, a dieta detox deve ser realizada por um curto período, de modo que os alimentos naturais sejam uma alternativa para o cardápio e não um substituto das refeições.

Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos industrializados e aqueles que contêm alto potencial alérgico.

Em média, qual a duração da dieta detox?

Geralmente os protocolos da dieta detox têm curta duração, podendo variar entre 3 a 15 dias.

Nos três primeiros dias a dieta oferece uma leve mudança no organismo, eliminado a retenção de líquidos e o inchaço.

Já no quinto dia, além de ajudar a eliminar os líquidos excessivamente concentrados, ela aumenta a disposição, limpa a pele e proporciona a perda de 1 quilo de gordura corporal. Desse modo, até chegar nos 15 dias, a dieta concede todos os benefícios mencionados e também a perda de peso proporcional.

No entanto, vale ressaltar que, antes de optar por quaisquer tipos de dieta, é preciso procurar a orientação de um profissional, seja nutricionista ou nutrólogo, pois somente ele poderá montar um protocolo específico e trabalhar a dieta em conjunto com a reeducação alimentar. Caso contrário, após a dieta você poderá voltar a engordar ou desenvolver um transtorno alimentar.

Além disso, é preciso praticar atividade física e manter uma alimentação correta, pois esses hábitos, associados à dieta detox, promoverão uma maior disposição física e saúde para realizar os afazeres do dia a dia.

E você, já fez alguma dieta detox? Deixe um comentário em nosso post e compartilhe essa experiência!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *