Dance Clip: conheça a aula de ritmos das famosas

Já pensou na possibilidade tornar sua atividade física em lazer? Se você ainda não encontrou a modalidade que te faz sair do sofá de casa para a academia com um sorriso no rosto, então está na hora de conhecer a dance clip. Também chamada de aula de ritmos, a modalidade fitness conquistou o público nas academias e atraiu o interesse de várias celebridades.

Quer saber mais? Vem com a gente!

Afinal, o que é dance clip?

A dance clip foi criada pelo personal dancer Justin Neto com a proposta de aliar a queima de calorias e o aumento da autoestima por meio de coreografias sensuais das grandes divas do pop. Nas aulas, a participante aprende passos inspirados ou reproduzidos das coreografias de artistas como Rihanna, Beyoncé, Jennifer Lopez, Taylor Swift e Anitta.

O objetivo, de acordo com Justin, é fazer com que as pessoas sintam-se como verdadeiras divas, pois a dança transforma não só o corpo, mas também a forma de se enxergar. Essa combinação de treino aeróbico e lazer fidelizou um time de celebridades, entre elas, Grazi Massafera, Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes, Deborah Secco, Fernanda Souza e Yasmin Brunet.

Em pouco tempo, os vídeos descontraídos nas redes sociais das atrizes passaram a bombar, o que impulsionou ainda mais a carreira do coreógrafo e fez com que a modalidade virasse febre nacional. Hoje, as aulas de dance clip são encontradas em diversas academias do país, e não é pra menos: além de ser uma arte, a dança traz benefícios à saúde física e mental.

Assim, a prática de atividade física, que para muitas mulheres era um martírio, passou a ser um momento terapêutico e prazeroso de interagir com novas pessoas e, claro, de alívio das tensões do dia a dia. Impossível não se apaixonar!

Quais são os motivos para praticar a aula de ritmos?

1.   Enxugar os pneuzinhos

Se o seu objetivo é emagrecer, essa é uma boa opção pra você: apesar de ser super divertida, a modalidade requer agilidade, movimentos intensos, swing e muito rebolado. O esforço aeróbico é tão relevante que você terá queimado, em média, 400 calorias ao fim de cada aula.

2.   No pain, no gain: nunca mais!

Chega dessa história de que não existe resultado sem dor e que um corpo bonito só se consegue com musculação ou corrida: a dance clip chegou para quebrar todos os paradigmas e mostrar que dá pra fazer aeróbico se divertindo com as amigas. Finalmente, não é mesmo?

3.   Aumentar a autoestima

Todos os tipos de dança podem ser terapêuticos, porque aumentam a vitalidade, a autoconsciência e a apropriação sobre o próprio corpo. Não é diferente com a modalidade criada por Justin Neto: explorar a sensualidade e a expressão corporal por meio das coreografias acaba sendo um exercício de autoconfiança e amor próprio.

A ideia é que, mais importante que emagrecer ou ter um corpo idealizado, você se conecte cada vez mais com o seu modo de ser, se aceite melhor e reduza seus níveis de timidez.

4.   Mandar o baixo-astral embora

Sabe aqueles dias que você não se sente muito bem? Então, esse é o momento perfeito para ir até à academia e fazer uma aula de ritmos. Com certeza, você sairá de lá com novos amigos e muita energia e disposição.

Ao colocar o seu corpo para mexer — e ao abrir-se para as possibilidades que a dança proporciona —, você se sentirá uma pessoa mais feliz e realizada. Consequentemente terá uma motivação renovada no trabalho e nos relacionamentos interpessoais, afinal, é cientificamente comprovado que os exercícios físicos promovem uma melhor qualidade de vida e diminuem o estresse e a ansiedade.

5.   Melhorar a memória

Um estudo da universidade canadense McGill mostrou que a dança pode ser uma aliada contra o envelhecimento do cérebro. Você pode imaginar que, para dançar como a Anitta, é necessária muita concentração no trabalho alternado das pernas e braços, além de decorar os passos.

Esse trabalho mental coordenado, de acordo com os estudiosos, pode retardar a atrofia do hipocampo, região do encéfalo responsável pela memória e que tende a diminuir com a idade. Outro benefício é a melhora do equilíbrio, da postura e da coordenação motora, fora os ganhos cognitivos e sociais, já que a modalidade coletiva resulta na interação com os colegas.

6.   Motivação e bem-estar em dobro

A dança proporciona maior relaxamento, saúde e bem-estar físico e mental, ajuda a prevenir doenças cardíacas, trabalha o corpo inteiro, melhora o sistema respiratório e ainda otimiza a flexibilidade. Quanto mais você dança, mais deseja continuar dançando, porque as possibilidades de coreografias e músicas são infinitas, ou seja, a atividade não se torna repetitiva e entediante.

E não para por aí: na dance clip você fica determinada a executar os passos com cada vez mais perfeição e gingado, o que aumenta ainda mais o prazer e a motivação em dançar, afinal, o que o que nos impulsiona em tudo o que fazemos é o progresso.

Qualquer pessoa pode praticar a aula de ritmos?

Sim, além de ser uma atividade muito divertida, a aula de ritmos também é bastante democrática. Isto é, o aluno iniciante não precisa de experiências anteriores com outras danças e pode escolher se associa ou não a prática com outra atividade física. Quanto às questões de sexo, idade ou limitações físicas, as aulas de ritmo funcionam como qualquer outro exercício aeróbico: não existe nenhuma restrição pré-determinada para a prática.

No entanto, lembre-se de que é sempre recomendável consultar um médico e receber um aval profissional antes de iniciar as aulas de dance clip ou de qualquer outro tipo de exercício físico, sobretudo se você ainda é sedentária ou sofre de doenças cardiorrespiratórias.

Além disso, nunca dispense a supervisão de um monitor de educação física ou dançarino profissional, pois ele é responsável por acompanhar a prática e o desenvolvimento do aluno, levando em conta as particularidades de cada um. Isto é, assim como qualquer exercício, você só sentirá os benefícios da dance clip se executá-la com o supervisionamento e técnica adequados.

Conhece outra modalidade fitness que, assim como a dance clip, também é treino e lazer ao mesmo tempo? Conte pra gente deixando aqui seu comentário!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *