Cuidados com a saúde no verão: veja quais você deve ter

O verão é a estação mais esperada do ano, afinal, esse período está associado a férias escolares, viagens, calor, sol e praia. No entanto, é preciso ter cuidados extras para manter a sua saúde em dia, já que as altas temperaturas proporcionam diversos fatores que podem comprometer o bem-estar do seu corpo e a vitalidade da sua pele.

Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar os principais cuidados com a saúde no verão. Continue lendo!

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Mantenha-se hidratado

A ingestão de líquidos durante todas as épocas do ano é sempre recomendada, no entanto, nos dias mais quentes de verão, é fundamental não negligenciar esse hábito, visto que o corpo fica mais propício à desidratação.

Por isso, deve-se consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia. Se preferir, há opções como sucos naturais e água de coco. Os refrigerantes e energéticos, contudo, devem ser evitados, pois contêm quantidades significativas de açúcar. Isso pode favorecer o aumento do peso corporal e o desenvolvimento do diabetes.

Essas bebidas também apresentam em sua formulação muitas substâncias químicas com nenhum nutriente aproveitável. Assim, em vez de hidratarem e nutrirem seu corpo, causam efeitos negativos para a saúde.

E, para aqueles que praticam exercícios físicos, lembrem-se de se hidratar antes, durante e depois da prática. Nesse caso, a água de coco é uma boa opção, pois contém vitaminas e minerais que ajudam a hidratar o corpo.

Além disso, manter a hidratação do corpo repõe os minerais perdidos durante as atividades físicas, deixa o organismo equilibrado, diminui os inchaços do corpo e ajuda no combate à retenção de líquidos.

Vale lembrar que, embora os sucos e bebidas como isotônicos sejam válidos para a hidratação orgânica, o corpo humano precisa é de água. Isso porque ela ajuda a limpar o organismo, eliminando toxinas.

Substituí-la integralmente por outras bebidas pode ocasionar excesso de sais minerais no organismo, sobrecarregando os rins e causando cólicas e cálculos renais.

Cuide da alimentação

Nessa época do ano, é importante dar preferência a alimentos mais leves para não sobrecarregar o funcionamento do organismo, pois a digestão estará mais lenta e poderá causar mal-estar.

Desse modo, recomenda-se realizar pequenas refeições de 5 a 6 vezes por dia e consumir alimentos leves. Frutas como melancia, abacaxi, melão e laranja são uma boa opção, pois contêm poucas calorias e contribuem para a hidratação do corpo, além de serem ricas em vitaminas e fibras.

Nas principais refeições, dê preferência a alimentos saudáveis como verduras, saladas, peixes, grãos integrais e carnes brancas. Para a sobremesa, opte por frutas frescas, gelatina e picolé de fruta.

Procure evitar alimentos gordurosos, como frituras, maionese, queijos amarelos, salgadinhos, doces e bebidas alcoólicas, visto que eles contribuem para a desidratação e o acúmulo de gordura no corpo.

Para o preparo dos pratos, prefira comidas cozidas, assadas ou grelhadas. Use o mínimo de óleo vegetal e evite condimentos muito fortes. Tempere-os com ervas, cebolas, alho e limão, evitando o sal, que estimula a retenção de líquidos e afeta os rins.

Evite a exposição excessiva ao sol

A exposição excessiva ao calor intenso e aos raios solares é prejudicial à saúde e pode trazer diversos malefícios, como manchas cutâneas, envelhecimento precoce, vermelhidão e, até mesmo, câncer de pele.

Por isso, para conseguir um bronzeado saudável, é fundamental que se evite a exposição solar entre 10h e 16h, quando os raios ultravioletas (UV) estão mais intensos, causam insolação e danos à pele.

Na prática de atividades físicas a céu aberto, também prefira os horários de menor incidência da radiação solar, use óculos escuros e bonés e não se descuide da hidratação constante.

Além disso, tanto para se bronzear como para se exercitar, é importante utilizar o protetor solar.

Use o protetor solar

A utilização do protetor solar é recomendada em qualquer estação do ano, tendo sol ou não. E, claro, especialmente no verão, já que nessa época a radiação solar se intensifica e as temperaturas se tornam mais elevadas.

Por isso, para manter a pele protegida, é necessário passá-lo antes mesmo de sair de casa. Mas fique atento e escolha produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) de 15 ou 20. Eles são mais recomendados para serem utilizados no dia a dia. E, quando a exposição ao sol for mais intensa, utilize FPS 30.

O tom da pele também interfere na escolha do protetor solar. Pessoas negras e morenas podem escolher um fator menor. Aquelas com pele muito clara, idosos e crianças devem usar um fator mais elevado ou específico para sua idade.

Também é importante lembrar que a sua aplicação deve ser realizada 30 minutos antes da exposição ao sol e espalhado em todo o corpo, principalmente no rosto, pescoço, ombros e braços. Após 2 horas, o produto deverá ser reaplicado.

Além disso, se você não abre mão de ir à praia ou a uma boa piscina, deve ficar atento para outras partes do corpo que ficarão expostas, como pernas, colo e costas. Nesse caso, deve-se reaplicar o produto a cada meia hora.

Vale ressaltar que não é recomendado utilizar somente um bronzeador, pois ele não oferece a proteção necessária.

Priorize roupas leves e confortáveis

Na estação mais quente do ano, é fundamental priorizar o uso de roupas confortáveis e leves, como malhas frescas, vestidos soltinhos e peças de algodão, que ajudam no processo de transpiração natural do corpo. Evite usar roupas com tecidos escuros, porque eles absorvem a radiação solar com mais facilidade.

Além disso, aposte em acessórios como chapéus ou bonés e, principalmente, óculos escuros para prevenir doenças oculares como a catarata.

Tome cuidado ao tomar banho de piscina

Além de tomar esses cuidados com a saúde no verão, também é preciso estar atento a outros detalhes importantes que, muitas vezes, são negligenciados. Nessa época do ano, é muito comum os banhos de piscina e, embora refrescantes, eles podem oferecer riscos.

Antes de um mergulho, é fundamental tomar um banho de ducha para regular a temperatura corporal. Essa não é apenas uma regra tola, mas um cuidado com os banhistas. O organismo pode sofrer choque térmico por estar quente e, a água, muito fria, havendo problemas para o coração e para a pressão arterial.

Também tenha um cuidado maior com a sua higiene pessoal, especialmente a dos pés, que ficam abafados e suados dentro dos calçados. Isso facilita a proliferação de bactérias e fungos que causam micoses e mau odor.

Os meses quentes são a marca registrada do nosso país tropical e sinônimo de momentos agradáveis, contudo, se não tomarmos os devidos cuidados com a saúde no verão, eles podem trazer péssimas lembranças e consequências severas. Por isso, siga essas recomendações e cuide-se bem para aproveitar os dias de calor.

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Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

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