Conheça 9 alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial

Existem diversas doenças que vêm aumentando a sua predominância na sociedade nos últimos anos, especialmente por conta do estilo de vida moderno que boa parte das pessoas experimento. Dentro desse contexto, é muito importante que você conheça alguns dos principais alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial.

A hipertensão é uma moléstia extremante comum e, muitas vezes, silenciosa, mas que pode contribuir para o desenvolvimento de quadros bem graves, como o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral e muitos outros.

Confira o conteúdo a seguir e veja o que você deve incluir na sua dieta para controlar esse mal!

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1. Aveia

Muitas pessoas já consomem a aveia na dieta por conta das suas propriedades auxiliares na formação do bolo fecal e, consequentemente, da melhoria que isso traz para a digestão. No entanto, o que poucos sabem que é ela também é um dos principais alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial.

Seja em flocos ou em pó, ela é uma excepcional fonte de várias vitaminas e minerais, casando bem com frutas ou — até mesmo — com pratos mais elaborados.

Como favorece o emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico e aumentar a saciedade, a aveia auxilia no controle da glicose sanguínea, o que é muito importante para hipertensos.

2. Salmão

O salmão é recomendado por nutricionistas de todo o planeta, pois possui muitas propriedades benéficas para a saúde do ser humano. E ele também é celebrado pela sua variedade de opções, pois fica uma delícia cru, como na culinária oriental, bem como grelhado ou assado, como fazemos mais tradicionalmente aqui pelo ocidente.

Os outros peixes oleosos (como atum fresco, sardinha e cavalinha) e mariscos também são boas fontes de sais minerais, vitaminas e ácidos graxos, como ômega 3, que é o que os torna alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial. Esse poderoso anti-inflamatório e antioxidante ajuda a regular os níveis de colesterol, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares.

3. Morango

Que os morangos são uma delícia e fazem parte das sobremesas mais gostosas que existem todo mundo sabe. No entanto, o que poucas pessoas têm conhecimento é que essas frutinhas também estão entre os principais e mais importantes alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial.

Essas propriedades também valem para algumas outras frutas vermelhas, como a amora e a framboesa, por exemplo. Todas são bastante ricas em vitaminas, mas o principal mérito parece advir de um poderoso antioxidante que confere essa bonita coloração, a antocianina. A substância, assim como outras, reduz o colesterol ruim (LDL) e, com isso, a pressão.

4. Semente de abóbora 

As pequenas sementes de abóbora são muito grandes no que diz respeito aos benefícios que podem trazer para a nossa saúde. Ela já faz parte da dieta de muitas pessoas que são preocupadas com a alimentação há algumas décadas, mas apenas nos últimos anos tem ganhado espaço na despensa da maioria das pessoas.

Entre os seus nutrientes, merece destaque mais uma vez o poderoso potássio, mineral reconhecidamente eficaz em melhorar a elasticidade dos nossos vasos sanguíneos. Há também uma importante presença de vitaminas A e E, fibras, magnésio e gorduras insaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e o sobrepeso.

5. Clara do ovo

O ovo já causou muita polemica entre médicos e nutricionistas, mas a ciência afirma que, apesar de a gema apresentar níveis elevados de colesterol, esse também é um dos principais alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial — se ingerido em quantidades razoáveis. A clara, sobretudo, tem uma surpreendente propriedade vasodilatadora.

Por ser um alimento extremamente versátil, fácil de achar e com preços bem atraentes, o ovo devem fazer parte da dieta diária e seu consumo racional não parece demonstrar nenhum risco adicional em termos de aumentar o LDL, o colesterol “ruim”. A melhor opção é consumir ele cozido ou frito em pouquíssimo ou nenhum óleo.

6. Ervas variadas

As ervas também são poderosas aliadas de uma saúde de ferro e, como se não bastasse, são fáceis de achar e deixam qualquer prato mais saboroso. Você certamente já está familiarizado com muitas delas, como salsa, alecrim, sálvia, manjericão, cebolinha, coentro (cheiro-verde), louro e tomilho.

Além de contribuírem por terem a capacidade de substituir (ou ao menos reduzir) o consumo de sal, que é rico em sódio e aumenta a pressão sanguínea, todas essas especiarias possuem nutrientes interessantes, como vitaminas e minerais essenciais e não têm quantidades significativas de calorias, ajudando na perda de peso.

7. Soja

A soja está sob os holofotes do universo nutricional por apresentar propriedades poderosas em benefício da nossa saúde. Entre as suas substâncias mais notáveis está a isoflavona, que é muito recomendada para mulheres por ajudar a minimizar os sintomas indesejados da menopausa.

No entanto, diversos artigos científicos demonstram que sua ingestão constante também contribui para aliviar a pressão sanguínea, por se tratar de um bom vasodilatador natural. É um alimento interessante na forma de farinha, tofu ou leite de soja.

8. Abacate

Ainda que o abacate possa ser considerado muito calórico para uma fruta, com cerca de 160 calorias a cada 100g, ele definitivamente precisa estar na lista dos principais alimentos amigos do coração e que ajudam a controlar a pressão arterial.

A fruta é rica em gorduras monoinsaturadas. Quando ingeridas, aumentam as quantidades do bom colesterol, o HDL, que é um fator de proteção cardiovascular.

Além disso, é um alimento rico em beta-sitosterol, que é uma substância que contribui para reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue. Também não podemos menosprezar as quantidades de potássio, que é muito importante para o metabolismo. A fruta vai bem sozinha, em saladas ou até mesmo em sanduíches, desde que com moderação.

9. Melancia

A melancia é uma fruta muito consumida no Brasil, sobretudo no verão, por ser refrescante e contar com níveis muito elevados de líquido em sua composição. Porém, você também não pode deixar de saber que esse é um dos principais alimentos para controlar a pressão arterial.

A substância responsável por essa façanha é a l-citrulina. Em nosso organismo, esse componente atua na formação do óxido nítrico, que é um gás natural que ajuda a relaxar a parede dos nossos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão. Você pode consumir em forma de suco ou se deliciar com pequenas fatias após as refeições.

 Esses são os principais alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial! Gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais!

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Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

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