Conheça 9 alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial

Existem diversas doenças que vêm aumentando a sua predominância na sociedade nos últimos anos. Isso acontece especialmente por causa do estilo de vida moderno que muita gente se vê obrigada a aderir.

A alimentação desbalanceada, o sedentarismo, a rotina agitada e a falta de cuidados com a saúde causam problemas como a hipertensão. É muito importante conhecer alguns dos principais alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial.

Porque ela é um mal extremamente comum, muitas vezes silencioso, e que pode contribuir para o desenvolvimento de quadros graves, como o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral e muitos outros.

Continue lendo este post e veja o que você deve incluir na sua dieta para controlar esse mal.

1. Aveia

Muitas pessoas já consomem a aveia na dieta por causa de suas propriedades auxiliares na formação do bolo fecal e, consequentemente, da melhoria que isso traz para a digestão. No entanto, o que poucos sabem que é ela também é um dos principais alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial.

Seja em flocos ou em pó, é uma excepcional fonte de várias vitaminas e minerais, e combina muito bem com frutas ou até mesmo pratos mais elaborados.

Como favorece o emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico e aumentar a saciedade, a aveia auxilia no controle da glicose sanguínea, o que é muito importante para hipertensos.

2. Salmão

O salmão é recomendado por nutricionistas porque possui muitas propriedades benéficas para a saúde do ser humano. Também é admirado por sua variedade de opções de consumo, pois fica uma delícia cru, como na culinária oriental, grelhado ou assado, como é preparado tradicionalmente no Ocidente.

Outros peixes oleosos como atum fresco, sardinha e cavalinha, e ainda os mariscos, também são boas fontes de sais minerais, vitaminas e ácidos graxos, como ômega 3. Por conter esse último nutriente é que alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial.

O ômega 3 é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante, ajuda a regular os níveis de colesterol, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares.

3. Morango

Que os morangos são uma delícia e fazem parte das sobremesas mais gostosas que existem todo mundo sabe. No entanto, o que poucas pessoas têm conhecimento é que essas frutas estão entre os principais e mais importantes alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial.

Essas propriedades também valem para algumas outras frutas vermelhas, como a amora e a framboesa. Todas são ricas em vitaminas, mas sua principal característica está no antioxidante responsável por sua coloração, a antocianina. Essa substância reduz o colesterol ruim (LDL), com isso, a pressão arterial também.

4. Semente de abóbora

As pequenas sementes de abóbora são muito grandes no que diz respeito aos benefícios que podem trazer para a nossa saúde. Elas estão inclusas em algumas dietas há décadas, mas apenas nos últimos anos têm ganhado espaço na despensa da maioria das pessoas.

Entre os seus nutrientes merece destaque o potássio, mineral eficaz para melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos. Também contêm as vitaminas A e E, fibras, magnésio e gorduras insaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e o sobrepeso.

5. Clara do ovo

O ovo já causou muita polêmica entre médicos e nutricionistas, mas apesar de a gema apresentar níveis elevados de colesterol, ele também é um dos principais alimentos que ajudam no controle da pressão arterial — se ingerido em quantidades razoáveis. Porque a clara tem uma surpreendente propriedade vasodilatadora.

Por ser um alimento extremamente versátil, fácil de achar e com preços bem atrativos, o ovo deve fazer parte da dieta, e seu consumo racional não demonstra nenhum risco adicional em termos de aumentar o LDL, ou colesterol “ruim”. A melhor opção é consumir cozido ou preparado em frigideiras anti aderentes sem óleo.

6. Ervas variadas

As ervas também são aliadas da saúde, fáceis de encontrar e deixam qualquer prato mais saboroso. Você certamente já está familiarizado com muitas delas, como salsa, alecrim, sálvia, manjericão, cebolinha, coentro, louro e tomilho.

Além de ajudarem a reduzir a necessidade de temperar a comida com sal, que aumenta a pressão sanguínea, todas essas especiarias possuem nutrientes, como vitaminas e minerais essenciais. E elas não têm quantidades significativas de calorias, ajudando na perda de peso.

7. Soja

A soja tem o seu espaço nas dietas nutricionais por apresentar diversas propriedades benéficas para a saúde. Entre as suas substâncias mais notáveis está a isoflavona, que é recomendada para mulheres por ajudar a minimizar os sintomas indesejados da menopausa.

Sua ingestão constante também contribui para aliviar a pressão sanguínea, por se tratar de um bom vasodilatador natural. É um alimento que pode ser consumido em grão, na forma de farinha, tofu ou seus produtos derivados, como leite e carne.

8. Abacate

Ainda que o abacate possa ser considerado muito calórico para uma fruta, com cerca de 160 calorias a cada 100g, ele definitivamente precisa estar na lista dos principais alimentos amigos do coração e que ajudam a controlar a pressão arterial.

Essa fruta é rica em gorduras monoinsaturadas, que quando ingeridas, aumentam as quantidades do bom colesterol, o HDL. Ele é um fator de proteção cardiovascular.

Além disso, o abacate é rico em beta-sitosterol, uma substância que contribui para reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue. Também apresenta o potássio, nutriente importante para o metabolismo. E pode ser consumido in natura, em saladas, vitaminas e sanduíches, mas com moderação.

9. Melancia

A melancia é uma fruta muito consumida no Brasil, sobretudo no verão, por ser refrescante e contar com níveis muito elevados de líquido em sua composição.

Ela é um dos principais alimentos para controlar a pressão arterial porque contém l-citrulina. Em nosso organismo, essa substância atua na formação do óxido nítrico, um gás natural que ajuda a relaxar a parede dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão. Pode ser consumida in natura ou como suco.

Esses são os principais alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial, e se fizerem parte do seu cardápio, podem ajudar a promover esse e outros benefícios. Não se esqueça de que aliando a alimentação às atividades físicas, os resultados são ainda mais expressivos.

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Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

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