Conheça 7 benefícios da natação para a saúde

Você sabe quais são os benefícios da natação para a saúde? A modalidade é um dos esportes mais completos, trabalhando quase todas as musculaturas do corpo e auxiliando no emagrecimento e fortalecimento muscular.

Além dessas vantagens, inúmeras outras são proporcionadas pela prática da natação, que pode ser feita por todas as pessoas, de qualquer idade. Inclusive, sendo bastante indicada para bebês e idosos.

Mas o que será que ela tem de tão bom? Leia o nosso post e descubra sete benefícios dessa atividade para a saúde!

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1.Trabalha a respiração

Todos os movimentos da natação necessitam ser coordenados com a respiração. Quando os braços se mexem, eles movem a caixa torácica e acabam trabalhando toda a musculatura do abdômen, favorecendo a respiração profunda ou diafragmática.

Além disso, o ambiente aquático é muito mais denso do que o ar; por isso, os músculos que envolvem a respiração são mais exigidos durante a natação. Ou seja, a respiração necessita ser mais forte para que o corpo possa se deslocar na água.

Com isso, o trabalho dos pulmões é ampliado, reforçando a musculatura e aumentando a capacidade respiratória. A natação ajuda ainda a dilatar os brônquios, por isso é excelente para asmáticos ou pessoas com bronquite. 

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2. Fortalece a musculatura e o desenvolvimento funcional do corpo

Diferentemente dos exercícios realizados em academias ou com máquinas, que isolam uma parte do corpo, a natação trabalha, em um único movimento, diversas musculaturas. Isso faz com que o organismo fique mais funcional e inteligente, tendo como resultado articulações e ligamentos mais flexíveis.

Os músculos também são favorecidos. O princípio básico para que ocorra a tonificação deles é que sejam submetidos à força. Como a água é 12 vezes mais densa do que o ar, é preciso colocar mais força para que cada movimento seja realizado, resultando no fortalecimento muscular.

É importante ressaltar que todos os músculos do corpo são favorecidos nesse esporte.

3. Preserva as articulações, ossos e tendões

Um dos problemas de quem pratica atividade física é o impacto que recai sobre o corpo, principalmente das pessoas que estão acima do peso. No início da prática esportiva, em qualquer esporte terrestre, é comum que ocorram muitos desconfortos.

Contudo, esses impactos não acontecem quando estamos dentro da piscina. Nesse meio, o corpo torna-se muito mais leve, podendo pesar até 10% do valor total dele fora da água.

O peso vai depender do posicionamento na piscina; quanto mais partes do corpo ficarem fora da água, maior será o peso total. Com a diminuição do peso corporal, o impacto nas articulações, ossos e tendões também será reduzido, preservando todas essas partes do corpo. 

4. Recupera o organismo de lesões

Como dito acima, as atividades desenvolvidas na água não absorvem o impacto. Por isso, muitos médicos e fisioterapeutas recomendam o esporte para o tratamento de lesões.

A principal vantagem é que a água preserva a área machucada, fazendo com que ela possa ser trabalhada, sem que seja prejudicada ou cause dor à pessoa. É possível, por exemplo, realizar movimentos sem colocar os pés no chão e com carga zero.

Além disso, o empuxo, que é a força que vem de baixo para cima, contribui para que a dor seja aliviada, o edema diminua e não ocorra compressão nas articulações.

5. Ajuda a emagrecer

Nadar durante uma hora pode representar a perda de pelo menos 600 calorias, dependendo do tipo de nado escolhido. Apesar de existirem atividades mais eficazes para a perda de peso, como a corrida, a natação ainda assim é uma ótima opção.

Contudo, é preciso ter um pouco de dedicação. Para que haja o emagrecimento, é necessário treinar de três a quatro vezes por semana, além de realizá-lo de forma moderada ou rápida.

O nado que mais favorece o emagrecimento é o borboleta, seguido pelo estilo livre, peito e, por último, costas.

6. Alivia o estresse

O estresse é uma reação do organismo que se manifesta quando a pessoa passa por situações desgastantes e tensas. Há quatro principais maneiras de combatê-lo: por meio dos cuidados com a alimentação, da prática de atividades físicas, do relaxamento e do pensamento.

Quando praticamos a natação, duas das formas de combates estão sendo colocadas em ação: a atividade física e o relaxamento. A água tem a capacidade de fazer com que o corpo se sinta relaxado e massageado. Por isso, a maioria das pessoas sai mais leve de dentro da piscina.

Além disso, há também a liberação de endorfina. O hormônio da felicidade traz a sensação de bem-estar e alegria.

7. Melhora o equilíbrio

A natação trabalha com o equilíbrio corporal, melhorando a coordenação motora. Essa habilidade é muito importante, principalmente para crianças em desenvolvimento ou idosos.

No caso dos idosos, manter o equilíbrio é fundamental, pois reduz os riscos de lesões. Na terceira idade, quedas que comprometam ligamentos ou ossos são mais difíceis de serem recuperadas, exigindo muita paciência.

Já as crianças, usufruem desse benefício para sempre, já que é na infância que se cria habilidades que serão levadas para o resto da vida.

Outros benefícios da natação para a saúde

Além de todos os benefícios citados acima, existem alguns outros que devem ser atribuídos à prática da natação. Observe alguns deles:

  • aumenta a longevidade;
  • combate a artrite, principalmente quando a atividade é realizada em piscina aquecida;
  • torna o corpo mais flexível;
  • desenvolve a atividade cardiorrespiratória, fortalecendo o coração;
  • diminui as alergias, devido ao ambiente úmido e quente;
  • ajuda a aliviar os sintomas da doença de Alzheimer;
  • controla o colesterol;
  • reduz o risco de desenvolver diabetes;
  • melhora o condicionamento físico;
  • proporciona melhor postura ao praticante.

Todas as atividades físicas são benéficas para a saúde. É preciso, no entanto, consultar um médico antes de começar a praticá-las. Só após os exames e a liberação de um especialista é que a pessoa está apta para se exercitar.

Para que a prática seja segura, é necessário entrar em contato com um profissional capacitado. Procure um educador físico, para que ele passe o treino adequado, sempre respeitando os limites do seu corpo. 

Depois disso, é só cair na água e aproveitar tudo de bom que esse esporte maravilhoso tem a oferecer. Se você curtiu o nosso post sobre os benefícios da natação para a saúde, deixe um comentário e nos conte a sua experiência!

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Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

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