Como manter a saúde do coração em dia? Confira 9 dicas

A saúde do coração é um tema bastante importante e que ganha mais atenção a cada dia. Nesse ponto, é fundamental compreender que pequenas mudanças de hábito podem mudar significativamente a sua qualidade de vida e a saúde desse importante órgão.

Pensando nisso, criamos um artigo com 8 dicas para manter a saúde do seu coração em dia e garantir a longevidade. Confira!

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1. Fuja do sedentarismo

O sedentarismo é um fator de risco para diversas doenças, como diabetes, hipertensão, câncer e hipercolesterolemia. Todas essas doenças podem evoluir para problemas cardíacos graves.

Praticar exercícios físicos regularmente, pelo menos três vezes por semana, é uma excelente forma de prevenir doenças e ganhar mais energia e disposição. Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda a manter o peso saudável, o que é muito importante para a manutenção da saúde do coração.

Não gosta de ir à academia? Existem diversas formas de praticar exercícios, como fazer caminhadas, andar de bicicleta, nadar, dançar, praticar yoga e muito mais. Com certeza, existe alguma atividade que ajudará você a espantar o sedentarismo.

2. Abandone o cigarro

Sem dúvidas, o cigarro é um dos principais vilões da saúde e do bem-estar. De acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde no primeiro semestre de 2017, cerca de 7 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a doenças relacionadas ao tabaco.

O cigarro agride as células que envolvem os vasos sanguíneos e faz com que as artérias fiquem mais expostas ao acúmulo de gorduras, aumentando as chances de infarto.

Vale ressaltar que não existe um limite seguro quando trata-se do tabagismo, visto que um único cigarro já causa alterações no organismo.

Sendo assim, a dica é muito simples: evite o tabagismo. Porém, essa não é uma tarefa fácil. Livrar-se de um vício exige muita força de vontade, mas é preciso compreender que esse é um passo importante para uma vida muito mais longa e saudável.

Estabeleça metas, peça ajuda para os amigos e familiares, evite locais com muitos fumantes e não tenha medo ou vergonha de procurar orientação profissional para parar de fumar.

3. Alimente-se bem

Manter a alimentação saudável é fundamental para a saúde, principalmente quando falamos em saúde do coração.

Adote uma dieta equilibrada, reduza o consumo de frituras, evite alimentos industrializados e aposte em verduras, frutas e legumes. Dê preferência às carnes magras, principalmente peixes ricos em ômega-3, como a sardinha e o salmão. Azeite, abacate e linhaça também são alimentos que fazem bem para o coração.

Além disso, é preciso controlar o consumo de doces e açúcares, pois a diabetes e o excesso de peso também prejudicam a saúde de coração.

4. Evite o consumo excessivo de sal

Você tem o costume de acrescentar bastante sal nas refeições? Se sim, está na hora de rever esse hábito. O consumo excessivo de sal está ligado à hipertensão arterial e, consequentemente, aos problemas cardíacos.

Para manter a saúde do seu coração em dia, é preciso diminuir o sal e também os produtos industrializados, como macarrão instantâneo e biscoitos, que são ricos em sódio. De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, o recomendado é consumir, no máximo, 5 gramas de sal por dia.

Para não precisar abrir mão do sabor, a dica é investir em ervas aromáticas e temperos frescos, como salsa, cebolinha, coentro e manjericão. Além de tornarem as refeições mais saborosas, esses condimentos fazem bem para a saúde.

5. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está relacionado a diversas doenças, inclusive a problemas do coração. As bebidas alcoólicas tendem a causar o aumento de peso, da pressão arterial e do ritmo cardíaco. A médio e longo prazo, esse hábito pode causar graves complicações à saúde e qualidade de vida.

6. Tente relaxar

O estresse contínuo tende a aumentar os níveis de colesterol ruim no sangue, o que prejudica a saúde do coração. Por isso, mesmo diante da correria do dia a dia, é importante que você encontre tempo para praticar atividades agradáveis e relaxantes, que proporcionem momentos de prazer e afastem o estresse.

Você pode apostar em aulas de artesanato, meditação, alongamento, música ou até mesmo em esportes radicais. O mais importante é relaxar e ter um tempo para cuidar de si.

7. Cuide da sua saúde bucal

Pode parecer um pouco estranho, mas a saúde bucal está diretamente ligada à saúde do coração. Isso ocorre porque o coração e a boca são ligados pela corrente sanguínea.

As bactérias presentes em infecções que acometem a gengiva, como a gengivite e a periodontite, podem chegar ao coração e causar doenças, como a endocardite bacteriana. Quando não tratada, a endocardite bacteriana pode evoluir para um quadro de insuficiência cardíaca.

Portanto, cuidar bem da higiene bucal é fundamental para manter a sua saúde. Escove os dentes ao menos três vezes por dia, use fio dental e visite um dentista com regularidade. Além de evitar problemas bucais, você prevenirá doenças do coração.

8. Fique de olho na saúde  

Para manter a saúde do seu coração em dia, é muito importante que você não negligencie a saúde geral do seu corpo. Fique de olho na sua pressão arterial, controle os níveis de açúcar no sangue e faça exames para medir o seu colesterol. Alterações no seu organismo podem afetar todo o seu organismo e, assim, o seu coração.

9. Escute o seu coração

Quando as coisas não estão bem com o coração, o nosso corpo emite alguns sinais que não devem ser ignorados. São eles:

  • desconforto na região do peito;

  • dores nos braços e no pescoço;

  • tosse persistente;

  • náuseas recorrentes;

  • tontura;

  • falta de ar;

  • suor frio repentino;

  • fraqueza excessiva;

  • pulsação irregular.

Se você apresenta algum desses sintomas, procure um médico para uma consulta de rotina. Quando um problema de saúde é diagnosticado precocemente, as chances de cura são maiores.

Agora que você já conhece as nossas dicas para manter a saúde do coração em dia, é hora de mudar os antigos hábitos e garantir uma melhor qualidade de vida. Quer receber mais dicas sobre saúde e bem-estar? Clique aqui e cadastre-se na nossa newsletter.

 

 

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Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

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