Como deve ser a alimentação de uma pessoa hipertensa

Pessoas que sofrem com hipertensão tendem a confiar somente nos medicamentos para diminuir o problema. No entanto, apesar de ser uma doença crônica, ela pode ser controlada com a prática de exercícios, e, especialmente, com uma alimentação saudável.

Entretanto, mesmo fazendo parte do tratamento, você sabe o que deve conter na alimentação para hipertensos? Continue lendo este artigo e descubra!

Alimentos mais indicados para hipertensos

Uma boa parte dos alimentos ajuda a prevenir e a controlar a hipertensão, como:

  1. Banana, melão e água de coco: ricos em potássio, contribuem para a redução dos efeitos negativos do sódio no organismo;
  2. Legumes, vegetais e sementes: contêm grandes quantidades de fibras que ajudam a diminuir a absorção de gordura, aumentar a saciedade e promover o bom funcionamento do intestino;
  3. Salmão, sardinha e atum: fontes de ômega 3 e 6, a ingestão desses alimentos previne a deposição de colesterol nos vasos sanguíneos;
  4. Salsa, alho, cebolinha e manjericão: são ótimos temperos naturais que podem substituir o sal, pois ajudam na dilatação dos vasos sanguíneos e facilitam a circulação do sangue.

O que evitar na alimentação para hipertensos       

Para muitos, a hipertensão está relacionada apenas à quantidade de sal de cozinha colocada na comida. No entanto, há diversos alimentos que contêm uma quantia excessiva de sódio sem que se adicione o sal — e essa substância facilita a retenção de líquidos no organismo e aumenta a pressão arterial. 

Entre os principais alimentos ricos em sódio e em gorduras ruins, estão os produtos processados. Nessa categoria, que deve ser evitada ou ter consumo reduzido, podemos citar:

  1. Massas prontas, como lasanha, pizza e macarrão instantâneo;
  2. Temperos industrializados, como caldos em tablete e realçadores de sabor;
  3. Olhos, como ketchup e shoyu;
  4. Embutidos, como mortadela, presunto, linguiça e charque.

Portanto, a preferência sempre é de alimentos in natura. A alimentação para hipertensos deve ser balanceada e nutritiva, favorecendo a saúde e evitando que o problema se agrave.

E você gostou do nosso post? Então deixe seu comentário e divida conosco a sua opinião!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *