Afinal, quais são as diferenças entre plano e seguro de saúde?

A precariedade dos serviços públicos de saúde, aliada aos altos custos do atendimento médico-hospitalar, levaram grande parte da população brasileira a contratar algum tipo de serviço que suprisse sua necessidade nesse setor. Dessa maneira, estão disponíveis no mercado dois tipos de serviço: o plano de saúde e o seguro de saúde.

Apesar de terem nomes e objetivos parecidos, é importante lembrar que ambos operam de formas diferentes. Pensando nisso, o post de hoje ajudará você a compreender as principais diferenças entre o plano e o seguro de saúde, bem como os prós e contras de cada um. Confira!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

O que é um plano de saúde?

Os planos de saúde oferecem serviços de atendimento médico-hospitalar e odontológico, prestados por profissionais e estabelecimentos credenciados. O cliente precisa, primeiramente, escolher qual o tipo de plano a contratar, dependendo dos benefícios oferecidos por cada um. Esse valor precisa ser pago independentemente de o cliente ter ou não usufruído do atendimento do plano naquele mês. 

A empresa de plano de saúde tem responsabilidade sobre médicos, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados, ou seja, o paciente não pode optar por profissionais e estabelecimentos que não estejam dentro do seu pacote.

Em algumas exceções, pode haver reembolso do serviço utilizado.

O que é um seguro de saúde?

No seguro saúde, quem escolhe os profissionais, hospitais, clínicas e laboratórios é o próprio segurado. O paciente passa pelos procedimentos, efetua o pagamento e, depois, a seguradora faz o reembolso do serviço.

Assim como o plano de saúde, os valores de apólice são variados e o preço é definido de acordo com o que o seguro cobrirá.

Quais as principais diferenças entre o plano e o seguro de saúde? 

Tanto o seguro quanto o plano de saúde estão sob fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que é responsável pela regulação, controle e supervisão dos serviços prestados pelas operadoras. O que diferencia os dois, como mencionado anteriormente, é a forma como eles operam.

No caso do plano de saúde, o cliente deve escolher médicos e hospitais que estejam credenciados à rede de atendimento. Enquanto que, nos seguros de saúde, os segurados podem definir o profissional e o local de atendimento.

Outra diferença está relacionada ao reembolso. No plano de saúde, o pagamento dos profissionais e locais utilizados pelo paciente já estão incluídos no valor da mensalidade. Já nos seguros de saúde, o segurado deve pagar o procedimento pelo qual passou para, só depois, ter o valor restituído.

Quais são os tipos de planos e seguros de saúde disponíveis?

Existem 5 modalidades de planos e seguros de saúde disponíveis. Cada uma possui obrigações específicas e o preço varia de acordo com os serviços oferecidos. Conheça, abaixo, as características de cada uma dessas modalidades.

  • Plano ambulatorial: esse é o plano mais básico, cobrindo consultas, procedimentos ambulatoriais, internações e cirurgias. Estão incluídos também tratamentos de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia — podendo, no entanto, existir algumas restrições no contrato com a operadora. Não estão incluídos procedimentos que necessitem de permanência no hospital acima de 12 horas, como é o caso do cateterismo.
  • Plano hospitalar: essa modalidade inclui internação hospitalar em enfermaria, quarto comum ou UTI, além de cobrir os custos associados à internação, como médicos, enfermeiras e exames. Exames e consultas médicas fora desse período não são cobertos por esse tipo de plano.
  • Plano hospitalar com obstetrícia: além dos serviços oferecidos no plano hospitalar, essa modalidade inclui pré-natal, assistência ao recém-nascido e atendimento para as complicações pós-parto que possam ocorrer.
  • Plano odontológico: abrange procedimentos realizados em consultório, inclusive os exames necessários. Também cobre cirurgias menores que possam ser realizadas com anestesia local.
  • Plano de referência: esse é o plano mais completo, incluindo os atendimentos ambulatorial, hospitalar e de obstetrícia. Nessa modalidade, o plano odontológico pode estar incluído ou não. Por ser mais completo, é também o mais caro.

Quais são as vantagens e desvantagens do plano de saúde?

A principal vantagem do plano de saúde é viabilizar o acesso a diversos serviços médicos e hospitalares. 

Outro benefício é a facilidade de encontrar um profissional: fica fácil encontrar médicos, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados. Além disso, deve-se considerar a comodidade de ter um catálogo com todos os profissionais disponíveis.

Para aqueles que prezam pelo planejamento financeiro, o plano de saúde também é vantajoso. Como o pagamento é feito a partir de mensalidades, é possível organizar esses gastos sem grandes imprevistos.

Quais são as vantagens e desvantagens de um seguro de saúde?

A principal vantagem do seguro de saúde é a flexibilidade de poder escolher o médico e o local onde será tratado.

A desvantagem desse serviço é que você deve ter um dinheiro guardado para consultas e eventuais cirurgias, já que o seguro faz o pagamento por meio de reembolso. Além disso, a cobertura não é de 100%, ou seja, você sempre precisará pagar por uma porcentagem dos serviços utilizados.

Outro ponto negativo é a necessidade de buscar os profissionais e os locais de atendimento sozinho. Não há um catálogo disponível, como no plano de saúde.

E agora? Qual é a melhor opção?

Se você quer contratar um serviço que dê mais segurança no dia a dia e que a cobertura seja de 100%, a melhor opção é o plano de saúde.

Esses planos são bastante abrangentes, dando acesso a várias clínicas, hospitais e laboratórios. Como o pagamento é mensal, você não precisará desembolsar mais dinheiro se surgir uma emergência. Assim, quando procurar a operadora, opte pelo plano que melhor se encaixe às suas necessidades.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre um plano e um seguro de saúde, vai ficar mais fácil decidir qual é o mais vantajoso. Além disso, para garantir o atendimento médico da família com preços mais acessíveis, não deixe de conferir o nosso post sobre plano de saúde coparticipativo.

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *