Afinal, o que é a obesidade?

Saber o que é a obesidade e compreender suas causas é muito importante devido à alta incidência dessa doença em nosso país. Além disso, as suas consequências clínicas afetam praticamente todo o organismo e interferem na qualidade de vida dos indivíduos.

Quer entender um pouco mais sobre a obesidade? Então acompanhe nosso post de hoje!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

O que é a obesidade?

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo, que traz malefícios a curto e longo prazo. Ela pode ser inicialmente avaliada e diferenciada do sobrepeso com base no Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado por meio da divisão do peso em Kg pela altura em metros elevada ao quadrado — Kg/m².

O IMC ideal deve estar entre 18,5 a 24,9 Kg/m². Portanto, números acima desses valores podem ser classificados nos seguintes níveis:

  • 25 – 29,9: sobrepeso ou pré-obeso;
  • 30 – 34,9: obesidade grau I;
  • 35 — 39,9: obesidade grau II;
  • igual ou acima de 40: obesidade grave.

Vale ressaltar que existem outros métodos para avaliá-la, como a bioimpedância, circunferência abdominal e outras medidas antropométricas.

Quais são as causas?

As causas da obesidade são complexas e podem ser influenciadas por diferentes fatores relacionadas ao estilo de vida, genética e questões emocionais.

O primeiro elemento está, geralmente, atrelado ao consumo exagerado de alimentos hipercalóricos, sem conteúdo nutricional, e ao sedentarismo, típico da sociedade moderna. Às vezes, as dietas da moda também contribuem para esse quadro — quando são feitas sem supervisão.

Em relação aos fatores hereditários, já foram descobertos genes que deixariam o indivíduo mais predisposto ao desenvolvimento da obesidade. A deficiência da substância leptina e o aparecimento de doenças endócrinas contribuem para essa incidência.

As questões emocionais também influenciam bastante no aparecimento da obesidade. Pessoas com alto nível de estresse, ansiedade e depressão tendem a comer compulsivamente.

Entender o que é a obesidade e suas causas é o primeiro passo para iniciar um tratamento contínuo e com a atuação de diversos profissionais. Além disso, ajuda a diminuir o preconceito em relação à doença.

E você, tem problemas com a obesidade? Fizemos um material que pode te ajudar, baixe o eBook gratuito “Guia completo para emagrecer com saúde” e boa leitura!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *