Afinal, o que é a diabetes?

Você já deve ter ouvido falar em pessoas diabéticas e que, por conta dessa circunstância, elas não podem comer açúcar. Mas será que você sabe, de fato, o que é a diabetes?

Essa condição consiste na elevação da quantidade de açúcar na corrente sanguínea, também chamada de hiperglicemia. O hormônio insulina é responsável por retirar a glicose do sangue e passar para dentro das células, onde é utilizada para produzir energia. A doença crônica acontece pela falha da secreção ou da ação dessa substância.

Descubra, agora mesmo, quais são os tipos de diabetes existentes, por que ela surge e quais são os seus sintomas!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

Quais são os tipos existentes?

Tipo 1

Geralmente, se manifesta ainda quando criança ou jovem. É causada pela autodestruição de algumas células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Assim, a falta desse hormônio leva à diabetes.

Tipo 2

Também conhecida como “adquirida”, é a forma mais comum e, frequentemente, desenvolvida após os 50 anos. Essa condição está ligada ao aumento da ingestão de açúcar e associada à obesidade, assim, o corpo passa a ser resistente ao hormônio e o açúcar permanece na corrente sanguínea.

A cada dia presenciamos o aumento do número de jovens e crianças com diabetes tipo 2 — casos relacionados ao aumento de peso, à falta de atividade física e à má alimentação

Diabetes gestacional

Transitória ou não, a hiperglicemia da diabetes gestacional pode ser detectada e controlada no acompanhamento pré-natal.

Quais são os sintomas?

Seus sintomas mais clássicos incluem sede, fome, perda de peso e vontade de urinar excessivos. Pode haver também cansaço, formigamento, visão turva e dificuldade de cicatrização.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre o que é a diabetes, deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *