Afinal, o que é a depressão?

Entender o que é a depressão e não a confundir com outras doenças ajudará o paciente a procurar orientação o quanto antes. Considerada a doença psiquiátrica mais incapacitante, essa adversidade vai além da tristeza que conhecemos.

Quer saber um pouco mais sobre a depressão? Então conheça as suas principais características no post de hoje!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

O que é a depressão?

A depressão é uma doença psiquiátrica que interfere no desenvolvimento intelectual e profissional e pode ser diagnosticada em todas as faixas etárias, principalmente entre jovens e idosos.

Ainda é uma doença estigmatizada, pois muitas pessoas acreditam que ela acontece por “falta do que fazer” ou devido a “decepções amorosas”. Em outros casos, percebe-se a adversidade instalada, mas os indivíduos não querem ter esse diagnóstico.

Quais são as causas?

As causas biológicas estão relacionadas às alterações na quantidade de neurotransmissores em áreas específicas do cérebro. Todavia, há uma predisposição genética para quem tem pais que já foram diagnosticados com a doença.

Além disso, o diagnóstico da depressão pode acontecer em virtude de problemas emocionais marcantes (luto, divórcio etc.), dificuldades financeiras e outros aspectos que abalam o estado psicológico.

Quais são os sintomas?

Na doença depressiva, o paciente apresenta uma tristeza profunda. Além disso, também podem ser percebidos os seguintes indícios:

  • alterações do apetite (ganho ou perda de peso);
  • mudanças no padrão de sono (sonolência ou insônia);
  • incapacidade de sentir prazer nas atividades cotidianas (anedonia);
  • perda de estímulos para realizar projetos pessoais e profissionais.

Saber o que é a depressão é um importante passo para procurar ajuda médica ou aconselhar uma pessoa que apresente sintomas depressivos. Por isso, ao perceber mudanças emocionais contínuas, converse com seu médico.

E você, gostou do nosso texto sobre depressão? Quer entender sobre outros aspectos dessa doença? Escreva sua dúvida nos comentários!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *