Afinal, o que é a ansiedade?

O que é a ansiedade?  Dúvida frequente para muitas pessoas, esse termo deve ser bem entendido para não causar confusão. Enquanto alguns indivíduos entendem como um sintoma, outros concluem ser uma doença.

Entenda, de uma vez por todas, esse conceito e saiba procurar ajuda quando for necessário!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

O que é a ansiedade?

A ansiedade em si é uma reação normal de preocupação ou apreensão a um evento futuro. É natural ao comportamento humano, não algo inerentemente ruim.

O problema ocorre quando a pessoa sofre de preocupação em excesso e isso a traz prejuízos no trabalho, estudos ou relacionamentos. A ansiedade pode vir como sintoma de doenças (como a depressão), em uma crise de ansiedade pontual e como transtornos de ansiedade. Pessoas que possuem transtorno de ansiedade generalizada, por exemplo, têm preocupações que proporcionam uma enorme angústia, duram mais e frequentemente não necessitam de precipitantes.

Quais são as causas?

Apesar de, não necessariamente, precisar de um evento desencadeador, algumas situações podem gerar ou favorecer a ansiedade, tais como:

  • mudanças repentinas na vida cotidiana;
  • episódios traumáticos;
  • baixa autoestima;
  • reação ou interação de medicamentos;
  • transtornos psiquiátricos associados.

Quais são os sintomas?

As crises de ansiedade podem, em geral, apresentar os seguintes sintomas físicos:

Também é comum o “frio na barriga” ou sintomas gastrointestinais causados pelo sistema nervoso entérico. Pode haver palidez, formigamentos e muitos outros, de acordo com a intensidade da crise e de cada indivíduo.

Entender o que é a ansiedade é importante para diferenciar um estado normal de alerta de um transtorno ansioso. Por isso, o diagnóstico e o acompanhamento médico são fundamentais.

E você, gostou das nossas informações? Quer saber mais sobre essa doença? Então deixe o seu comentário!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *