9 cuidados com a saúde ao tingir os cabelos

Mulheres adoram mudar a cor dos cabelos. Isso faz parte dos rituais de beleza femininos e ainda é uma excelente forma de dar aquele up na autoestima. Afinal de contas, os cabelos são a moldura do rosto e uma boa coloração faz toda a diferença. No entanto, por mais que tingir os cabelos seja quase uma terapia, alguns descuidos podem danificar os fios e, até mesmo, fazê-los caírem.

Já Imaginou ir ao salão e sair com as madeixas ressecadas, opacas e sem brilho? Não seria nada agradável. Por isso, ao tingir os cabelos, você precisa ter alguns cuidados básicos, desde a escolha do profissional até a seleção do produto. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje, acompanhe!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

1. Procure um profissional de confiança

Se você gosta de tingir os cabelos no salão de beleza, procure sempre por profissionais de confiança. Mesmo que acredite que tingi-los não seja uma tarefa muito difícil, é importante verificar se o seu cabeleireiro está usando produtos de boa qualidade. Desconfie de salões que cobram muito barato para tingir os cabelos. Tintas de boa qualidade, normalmente, são mais caras.

2. Atente-se para a qualidade do produto

Para tingir os cabelos com segurança, você precisa também verificar a qualidade da tinta. Não pense que elas são todas iguais e que não há riscos em escolher uma marca de procedência duvidosa. Tintas para cabelos são produtos sintéticos, que penetram nos fios, mudando, assim, sua cor.

Se a tinta não for de boa qualidade, além de danificar seus cabelos, pode trazer riscos à sua saúde. Para garantir, antes de realizar o procedimento, peça para ver o rótulo do produto que o cabeleireiro vai usar, e caso não conheça o produto, pesquise para ver se o produto é confiável.

3. Tenha cuidado ao tingir o cabelo em casa

Se você é daquelas pessoas que gostam de colorir o cabelo em casa, precisa tomar alguns cuidados para não danificá-los, pois um pequeno erro pode ter um impacto enorme.

Tenha cuidado para não deixar a tinta por mais tempo do que o necessário. Há quem pense que isso ajuda a cor a se fixar melhor, mas não é verdade.

A quantidade de produto também deve ser respeitada e você precisa espalhar toda a tinta de maneira uniforme, caso contrário, seu cabelo pode ficar com tonalidades diferentes. 

4. Verifique a saúde dos fios antes da tintura

Você pensa em tingir os cabelos, mas notou que eles estão ressecados e sem vida? Então, nada de tinta. Faça um bom tratamento antes da coloração para que os fios recuperem sua saúde. Somente depois recorra à tintura, combinado?

Lembre-se de que a tinta é um produto químico que, por si só, já é capaz de danificar cabelos saudáveis, caso você não tenha os cuidados necessários. Imagina, então, o que poderia acontecer com fios ressecados ou quebradiços!

5. Observe as contraindicações 

Apesar de ser visto como um procedimento simples, mulheres grávidas devem ter cuidados redobrados ao usar tintura. A amônia, presente em algumas marcas de tinta de cabelo, pode entrar na corrente sanguínea através do couro cabeludo e intoxicar o bebê.

A gestante só pode pintar as madeixas após o terceiro mês de gravidez. E, mesmo assim, deve usar tinta sem amônia e água oxigenada e a raiz dos cabelos não deve ser tingida.

6. Lembre-se de que produtos químicos podem causar alergia

A tinta pode causar alergia tanto como outros produtos de beleza. Por isso, antes de mudar a cor dos cabelos, faça um teste bastante simples: coloque um pouco de tinta no antebraço e espere alguns minutos. Se não houver nenhum tipo de reação, pode tingir os cabelos tranquilamente.

Se você tiver alergia ao produto e, mesmo assim, insistir em aplicá-lo nos cabelos, eles podem até cair.

7. Respeite o tempo entre uma tintura e outra

Há mulheres que gostam de tingir os cabelos mensalmente e, até mesmo, de 15 em 15 dias, pois, dependendo da cor, o retoque deve ser feito constantemente. Mesmo que você ache que a cor do seu cabelo ficou desbotada de uma semana para a outra, espere o tempo necessário para a próxima tintura.

8. Hidrate os cabelos constantemente

Quando falamos em saúde, também estamos abordando saúde dos cabelos e a tintura os deixa sensíveis à água quente, ao sol e ao shampoo. 

Então aposte em uma boa cauterização após a tintura para recuperar a queratina perdida durante a química. Assim, os fios recuperam sua força e saúde. E não se esqueça de fazer um bom tratamento, pelo menos uma vez por semana ou, a cada 15 dias, usando um creme específico para o seu tipo de cabelo. 

Se você fez luzes, lembre-se de que a descoloração faz com que o cabelo fique mais fragilizado. Por isso, a hidratação deve ser mais frequente do que no caso de uma tintura normal.

Produtos à base de manteiga de karité e óleo de argan são ótimos aliados de uma boa hidratação. Há produtos específicos para cada tipo de coloração, que garantem resultados melhores.

9. Não faça outros procedimentos no mesmo dia

Técnicas de alisamento, como a escova progressiva, estão em alta entre as mulheres e há quem queira fazer o procedimento no mesmo dia para economizar tempo. Se você pensa que isso seria bom para o seu caso, analise o seguinte: pintar o cabelo já é uma química que agride muito a fibra capilar, desgastando a cutícula do fio, principalmente quando é feita a descoloração.

A escova progressiva é outra química forte também, por isso, se tingir os cabelos, espere pelo menos um mês para fazer o alisamento. Assim, você vai poder hidratá-los bastante e, quando realizar o segundo procedimento, terá menos riscos de danos às suas madeixas.

E se costuma tingi-los com um determinado profissional e faz outros tipos de química com outra pessoa, aposta na sinceridade na hora de se submeter à química. Afinal, se o cabeleireiro não souber o histórico de seu cabelo, não poderá tomar os devidos cuidados na hora dos procedimentos.

Gostou deste post sobre como tingir os cabelos e quer ler outros conteúdos bacanas? Então siga nosso perfil no Facebook, Instagram e Twitter para acompanhar nossas postagens!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *