8 benefícios da corrida e da caminhada para a sua saúde

Cuidar da saúde vai muito além de ter um corpo bonito e traz diversas vantagens ao organismo, incluindo uma vida mais longa e livre de muitas dores. Para isso, não é preciso muito. Os benefícios da caminhada, por exemplo, são extensos e trazem excelentes resultados para um corpo sedentário.

O simples ato de caminhar libera hormônios, é um exercício barato e que não exige grandes habilidade para a prática. Essa atividade pode ser feita em qualquer hora do dia, exceto no sol escaldante do meio da tarde, não tem restrição de gênero, nem idade — e o melhor: ajuda na queima de gordura.

Para que você possa começar logo o seu percurso com empolgação, elaboramos este artigo com 8 benefícios da corrida e da caminhada para a saúde. Continue a leitura e confira!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS GRATUITOS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

1. Melhora a circulação

Seria impossível listar os benefícios que a caminhada proporciona sem começar citando a melhoria na circulação sanguínea. Uma caminhada de 40 minutos ajuda na redução da pressão arterial, mesmo após 24 horas da atividade.

É bom frisar que esse tipo de exercício permite que as válvulas do coração funcionem melhor, trabalhem de forma uniforme a oxigenação do corpo e a circulação da hemoglobina. Dessa forma, artérias, veias e vasos se dilatam, facilitando o transporte do oxigênio para as áreas periféricas, como braços e pernas.

2. Ajuda o sistema respiratório

Além de melhorar a circulação, o pulmão também sai com vantagens quando praticamos exercícios. Ao correr ou caminhar, aumentamos as trocas gasosas durante a respiração e, assim, liberamos em doses maiores as impurezas do pulmão.

Nesse caso, expelimos de forma mais fácil os catarros e poeiras do sistema respiratório. Vale mencionar que uma caminhada leve pode ter o efeito de um xarope bronco dilatador, isto é, ajuda a dilatar os brônquios, prevenir inflamações do trato aéreo e reduzir a bronquite.

3. Atua na saúde do cérebro

Quando o corpo está em movimento, ele se distancia do envelhecimento. Ao caminharmos, nosso organismo recebe estímulos para aumentar a coordenação. Desse jeito, aperfeiçoamos diversos pontos que precisam estar em alerta para realizar a atividade. Entre eles podemos destacar 4 sentidos:

  1. olfativos;
  2. sonoros;
  3. visuais;
  4. táteis.

Com os sentidos apurados, o corpo está pronto para reduzir as falhas da memória e de atenção. Segundo uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh, caminhar 15 Km por semana ajuda a manter o volume do cérebro em seu tamanho ideal e previne diversos tipos de doença, incluindo o Alzheimer, enfermidade que destrói as células cerebrais.

4. Combate a osteoporose

Além de melhorar a circulação, o sistema respiratório e o cérebro, os benefícios da caminhada vão mais fundo: o exercício também combate a osteoporose, condição na qual os ossos se tornam cada dia mais fracos. A enfermidade pode ser confrontada com estímulos elétricos promovidos pelo impacto dos pés com o chão durante a caminhada.

Intitulado como piezelétrico, esses impulsos facilitam a absorção do cálcio, deixando os ossos mais resistentes. Dessa forma, a caminhada atua como uma fortalecedora óssea, despachando a osteoporose e evitando esse problema no futuro.

5. Afasta a depressão

Tanto a caminhada quanto a corrida fazem com que o nosso organismo libere uma taxa maior do hormônio conhecido como endorfina, substância responsável pela sensação de relaxamento e alegria. Em doses elevadas, a endorfina traz uma grande sensação de bem-estar. A partir daí, quanto mais você anda, mais animado fica. Quanto mais animado, menos propenso estará a se concentrar nos problemas. E quando pensar nessas adversidades, conseguirá enxergar novas maneiras para resolvê-las.

Para potencializar essa melhora, quando for caminhar ou correr, procure lugares com muita área verde, jardins ou parques. Assim, você pode admirar a natureza, fazer sua atividade física em um local mais tranquilo, conservar o bom humor e ter a autoestima renovada.

Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?

6. Atua contra a preguiça

Para começar bem o dia, experimente uma caminhada ou corrida logo pela manhã. Diariamente, temos picos na produção de adrenalina, uma substância estimulante que conduz as nossas atividades rotineiras.

Esse hormônio é mais forte nas primeiras horas do dia e, por isso, pode ser potencializado se bem trabalhado pela manhã. Gastando a adrenalina nas horas certas, à noite você garante um sono mais tranquilo e rejuvenescedor.

7. Emagrece e controla a vontade de comer

Você achou que não mencionaríamos esse grande benefício da caminhada? Caminhar ou correr emagrece sim! Se a atividade estiver associada a uma dieta balanceada e calorias na medida certa, pode ter certeza que reduzirá o percentual de gordura.

O metabolismo se mantém acelerado mesmo depois da caminhada, ou seja, a pessoa continua queimando calorias e emagrecendo graças ao aumento da circulação após o exercício.

Além de reduzir as medidas, caminhar ajuda a controlar aquela enorme vontade de comer, já que diminui a ansiedade por consumir algo. Lembre-se de que esse ato libera endorfina, hormônio que também promove a saciedade e o bem-estar, minimizando a compulsão alimentar.

8. Afasta as doenças

Quando um organismo funciona corretamente, com uma alimentação saudável no cardápio e redução das guloseimas, é a hora de dizer adeus a diversos problemas de saúde:

  • diabetes,
  • derrames
  • infartos etc.

Ao caminharmos, controlamos a pressão sanguínea e ajudamos o sangue a fluir de forma intensa. Quando elevada, a pressão provoca infartos e derrames, coagulam e entopem as artérias. Correr regula os níveis de colesterol bom (HDL), reduz o colesterol ruim (LDL), diminui a produção de gorduras, assim como evita que elas se acumulem nas paredes das veias.

Você percebeu que apresentamos um benefício da caminhada para cada dia da semana e mais uma dica extra para garantir inspiração suficiente para calçar o tênis e praticar o exercício. Se você começou agora, não abuse. Inicie as atividades com uma caminhada leve, 3 vezes por semana, por aproximadamente 40 minutos. Aos poucos, aumente a intensidade do caminhar, a distância e o tempo de treino. Deixe que o seu corpo sinta o momento de ir mais longe.

Se você tem colhido os benefícios da caminhada no seu dia a dia, aproveite e comente aqui quais foram as melhorias que sentiu no seu organismo!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

1 comentário


  1. Fazer atividades físicas e melhor remédio desde 90 me dedico em exercício físico
    Já foi atleta vde corrida de rua hoje levo a vida de boa motivado grupo de corrida, aliás sou professora de educação física,a maior felicidade e ver alguém fazendo exercícios físicos,correndo, caminhado, malhado,etc.
    Tenho grupo de atividades físicas na praça …e todos eram sententario, hoje ele levo a vida de boa feliz..

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *