5 vitaminas para melhorar a saúde dos cabelos e das unhas

Os cuidados com unhas e cabelos fazem parte do ritual de beleza de muitas pessoas, sobretudo das mulheres. Dessa maneira, é normal gastar horas no salão de beleza realizando procedimentos estéticos.

Mas, mesmo que essas visitas sejam constantes, é necessário complementar este cuidado com a ajuda da alimentação. Afinal, da mesma forma que existem certos alimentos capazes de evitar doenças e manter nossa pele mais jovem e viçosa, há também opções ricas em vitaminas, que deixam nossas unhas e cabelos mais fortes e bonitos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira o post de hoje!

Conheça 5 vitaminas para unhas e cabelos

1. Vitamina A

Presente em alimentos de origem vegetal e animal, a vitamina A exerce diversas funções no organismo, inclusive na manutenção da saúde dos cabelos. Ao agir diretamente nas fibras capilares, ela garante maior hidratação dos fios, proporcionado um crescimento adequado e reduzindo as pontas duplas.

Além disso, a falta dessa vitamina faz com que os cabelos demorem a crescer, caiam em excesso e tenham um aspecto opaco.

A vitamina A é encontrada, principalmente, em alimentos de cor alaranjada, como abóbora, cenoura e mamão, além de outras fontes — como leite integral, gema de ovo, óleos de peixes e fígado. Ela existe no mercado de cosméticos no formato de ampolas — que podem ser adicionadas aos shampoos e cremes de tratamento capilar.

2. Vitamina B

Quando listamos as melhores vitaminas para unhas e cabelos, é válido destacar as do complexo B. Entre elas, está a Biotina, também conhecida como vitamina B7 e que tem relação com a produção da queratina — proteína que compõe e ajuda a formar as unhas e cabelos.

A falta da Biotina pode provocar a queda das madeixas, deixa os fios enfraquecidos e as unhas fracas e quebradiças. Ela pode ser encontrada em peixes, nozes, levedura, gema de ovo e leite.

Outras vitaminas do complexo B, como a B3, B5, B6 e B12, ajudam a manter a cor natural e a aumentar a circulação do couro cabeludo. Além disso, a deficiência desses nutrientes também pode causar enfraquecimento e queda dos fios. São encontrados em carnes, peixes, ovos, germe de trigo, fermento, soja, cereais integrais, fígado, rim e aves.

3. Vitamina C

A vitamina C é uma excelente aliada para nossa saúde e também pode realizar maravilhas pelas nossas unhas e cabelos. Isso porque ela é a principal responsável por fazer as madeixas crescerem fortes, já que ajuda na produção do colágeno que forma os fios.

Ela também auxilia nosso organismo a absorver melhor o ferro, contribuindo para a beleza dos cabelos.

Quanto às unhas, o colágeno produzido com a ajuda da vitamina C também é responsável por mantê-las sempre fortes e bonitas.

A vitamina C pode ser encontrada em abundância na acerola, que é a campeã em quantidade desse nutriente. Laranja, goiaba, kiwi, pimentão, couve-de-bruxelas, brócolis, goji berry, cranberry e caju também são ótimas fontes.

4. Vitamina D

Entre as melhores vitaminas para unhas e cabelos também está a vitamina D. A falta dela no organismo está fortemente ligada à queda capilar e ao enfraquecimento das unhas, deixando-as bastante quebradiças.

No caso dos cabelos, ajuda na criação de novos folículos pilosos — aqueles poros nos quais os fios crescem.

A vitamina D é facilmente encontrada nos seguintes alimentos: atum, salmão, leite, suco de laranja, leite de soja, cereais, fígado, queijo e gema de ovo.

No entanto, a melhor forma de obter este nutriente é através da exposição segura aos raios solares. Eles provocam uma reação química que transformam o colesterol em vitamina D.

5. Vitamina E

Se você quer ter uma aparência jovem por mais tempo, não deixe de consumir alimentos ricos em vitamina E, pois ela ajuda a prevenir os cabelos brancos, além de impedir a queda dos fios.

Esse nutriente auxilia também na produção de novos fios, nos casos de problemas de perda capilar.

Para suprir suas necessidades dessa vitamina, consuma alimentos como cereais integrais, sementes, óleos vegetais, gema de ovo e a gordura que envolve a carne. E não se preocupe em engordar: a vitamina E não está envolvida no metabolismo energético, portanto, não causa ganho de peso.

Confira outras opções para a sua saúde

Além das vitaminas, há também alguns minerais essenciais para a saúde das suas unhas e cabelos. Confira!

Ferro

O ferro ajuda a melhorar a textura do cabelo e aumenta o fluxo de oxigênio e nutrientes para as raízes e o couro cabeludo, mantendo os fios sempre fortes e saudáveis. Dessa forma, a falta desse mineral no organismo é uma das principais responsáveis pela perda excessiva dos cabelos em mulheres. 

E lembre-se de que a deficiência de ferro também causa anemia, que deixa as madeixas quebradiças. Para evitar esses problemas, é importante consumir alimentos como o feijão, fígado de boi e de frango, mexilhões, ostras, presunto, vitela, atum e cordeiro.

Zinco

A falta de zinco no organismo leva ao enfraquecimento das unhas e à alopecia, que causa queda de cabelo em adultos e crianças. Dessa maneira, talvez este seja o mineral mais associado a cabelos e unhas fortes e saudáveis, uma vez que essas partes do corpo contêm zinco em sua composição.

O mineral fortalece o crescimento das unhas e dos cabelos, além de ajudar a tratar e prevenir problemas como caspa. Em conjunto com a vitamina C, o zinco estimula a produção de colágeno, responsável por manter unhas e cabelos com boa saúde.

Umas das principais formas de identificar a falta desse nutriente no organismo são as unhas frágeis, que desfolham e quebram com facilidade. O zinco é encontrado principalmente em alimentos como camarão, ostras, frango, peixe, fígado, carne de boi, grãos integrais, castanhas e cereais.

Essas vitaminas e minerais, além de serem encontrados nas comidas, também podem ser consumidos na forma de cápsulas. É imprescindível, entretanto, ressaltar que você só deve fazer esse tipo suplementação com a orientação profissional de um médico ou nutricionista.

Por fim, vale lembrar que mesmo que as vitaminas para unhas e cabelos sejam ótimas aliadas para sua beleza, você não deve abrir mão dos cuidados diários. Os cabelos precisam ser hidratados constantemente com produtos adequados e as unhas necessitam estar sempre limpas e aparadas.

Conhece alguma outra vitamina ou mineral importante para a manutenção da saúde das unhas e cabelos? Então deixe o seu comentário no post!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *