5 cuidados com os pulmões que você não pode ignorar!

Os pulmões são órgãos extremamente importantes para a saúde do nosso corpo. É por meio deles que conseguimos oxigenar todo o organismo e permitir que ele realize suas funções vitais. Sem oxigênio nossas células morrem, através de um processo chamado de hipóxia. 

Quando não tomamos alguns cuidados com os pulmões eles ficam sobrecarregados e não conseguem realizar suas funções. Além disso, algumas substâncias podem ser tóxicas e prejudicar, e muito, sua saúde. Mas muitas vezes não sabemos quais são elas. 

Neste texto, vamos dar dicas de cuidados que você deve ter com os seus pulmões para manter esse órgão sempre saudável e bem funcionante. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe com a gente!

1. Largue o cigarro

O cigarro possui diversas substâncias nocivas ao organismo, e afeta principalmente os pulmões. A nicotina presente em grande quantidade nos cigarros é absorvida por eles entrando na corrente sanguínea alcançando o cérebro. 

A partir do momento em que este substância chega ao cérebro provoca uma imensa sensação de bem estar, no entanto, de efeito rápido, e você deseja rapidamente outra tragada. 

Assim que você começa a fumar, a alta temperatura do cigarro já começa a lesionar tecidos, antes mesmo de chegar aos pulmões, aumentando as chances de câncer de boca e garganta. 

Além disso, fumar aumenta os riscos de câncer de pulmão e doenças como o DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que diminuem a capacidade pulmonar de oxigenar o sangue. Tudo isso implica em uma grande diminuição na sua qualidade de vida.

E não importa por quanto tempo você fumou, parar de fumar é sempre a melhor opção. Mesmo as áreas pulmonares que já foram afetadas pelos efeitos do cigarro, tem seu funcionamento melhorado. 

2. Cuidado com produtos nocivos aos pulmões 

Inúmeras substâncias podem ser tóxicas aos pulmões, principalmente quando a exposição é prolongada. É necessário ter cuidado redobrado com a proteção desse órgão. se você se expõe frequentemente a este tipo de material.

É o caso de alguns produtos químicos, por exemplo. Muitas vezes utilizados na indústria para limpeza de peças, coloração de tecidos, refinamento de produtos, dentre outros. É importante lembrar-se de utilizar equipamentos de proteção, como máscaras e luvas, evitando a inalação dessas substâncias e, consequentemente, a contaminação dos pulmões.

Mesmo que você não entre em contato direto com esses produtos, suas substâncias podem se propagar pelo ar, daí a importância do uso de máscaras de proteção. Procure se informar sobre os materiais que você usa no seu trabalho e na sua casa. 

3. Proteja a região oral 

Sua boca e vias aéreas superiores estão em contato direto com os pulmões. O acúmulo de sujeira nesses lugares pode favorecer a proliferação de bactérias e outros parasitas, e com isso infectar os pulmões levando a doenças graves.

Podem ocorrer abscessos pulmonares e pneumonias. Portanto, sempre mantenha uma boa higiene bucal, escove os dentes, passe o fio dental e fique atento às lesões orais. Sua boca pode ser porta de entrada para microrganismos nocivos. 

4. Pratique exercícios físicos 

A prática de exercícios físicos é benéfica para o corpo como um todo. Mas os pulmões tem uma relação especial com este tipo de vida mais saudável. Ele vai melhorando suas funções e se tornando cada vez mais forte, a capacidade pulmonar de um atleta é plenamente utilizada. 

Além de aumentar o aporte de sangue e melhorar a vascularização, o exercício maximiza o aporte de oxigênio para os pulmões. Com isso doenças como a asma e a bronquite podem reduzir imensamente seus sintomas, e em muitos casos desaparecer por completo. 

Outro ponto do exercício é que a sua prática diminui a produção de citocinas inflamatórias, substâncias que promovem inflamação no nosso corpo. Desse modo, são evitadas diversas doenças pulmonares, como aquelas que ocorrem pela alta produção de muco.  

5. Evite ambientes secos e hidrate-se

O ar seco não é bom para os pulmões, ele favorece imensamente a ocorrência de doenças respiratórias. Dentre vários outros motivos, porque a poluição se acumula e acaba prejudicando as vias respiratórias. 

Vários quadros alérgicos são exacerbados, como a rinite e as crises de asma. Além do aumento de crises de bronquite e até de ocorrência de algumas pneumonias. Nos dias mais secos você pode tomar diversas medidas de proteção para os seus pulmões. 

Você deve evitar realizar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia, para evitar perder ainda mais a hidratação corporal. Além disso, use toalhas úmidas, baldes com água, umidificadores e vaporizadores para não deixar o ambiente da sua casa tão seco.

Abuse dos líquidos e se hidrate bastante. Os pulmões assim como todo o corpo trabalham bem melhor quando hidratados. E se proteja do sol, evite desidratações. 

6. Evite aglomerações e tome suas vacinas

Várias doenças que acometem os pulmões são transmitidas de uma pessoa a outra pelo ar. Ambientes muito lotados e fechados propiciam que microrganismos sejam passados de uma pessoa a outra e causem doenças potencialmente muito graves.

É possível evitar doenças como a tuberculose e a pneumonia evitando aglomerações e fazendo uso de vacinas que se encontram no calendário do ministério da saúde. Proteja a saúde dos seus filhos mantendo o cartão de vacinação deles sempre completo.

Além disso, crianças e idosos devem ficar sempre atento à vacinação contra o vírus influenza que acontece todos os anos. Esses dois grupos estão susceptíveis a quadros graves que podem complicar com pneumonia e inclusive levar a morte. 

Os pulmões são órgãos extremamente importantes, no entanto muitas coisas podem melhorar ou piorar suas funções. No caso do aparecimento de sintomas importantes não deixe de procurar seu pneumologista! Busque sempre se informar para obter medidas saudáveis para os seus pulmões. 

Só o médico especializado pode definir quais exames você deve fazer determinar o diagnóstico correto de sua patologia, e iniciar o melhor tratamento. Portanto não utilize medicamentos sem prescrição e nem faça exames desnecessários. Eles podem prejudicar ainda mais seu organismo. 

E então, curtiu o nosso texto? Aprendeu um pouco mais sobre os cuidados com os pulmões? Então compartilhe o nosso texto nas redes sociais e deixe seus amigos por dentro dos nossos conteúdos!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *