5 benefícios de começar a praticar Yoga

A rotina dos grandes centros urbanos tem sido cada vez mais estressante. Muitas vezes, esse acelerado ritmo da sociedade contemporânea nos faz esquecer de nos voltarmos para o nosso desenvolvimento interior, quase sempre em detrimento de uma busca incessante por bens materiais.

Essa rotina não é saudável para a saúde física e mental do ser humano, mas existem meios que podem nos ajudar a buscar um equilíbrio entre o externo e o interno. Um desses meios é a experiência do Yoga, que é um conjunto de práticas técnicas e filosóficas que auxiliam tanto na manutenção do bem-estar físico e mental quanto no desenvolvimento interior do praticante.   

Entretanto, mesmo que o Yoga seja amplamente conhecido socialmente, pouco se sabe sobre o verdadeiro cerne dessa prática milenar. Existem várias correntes diferentes, como a Iyengar yoga, Hatha Yoga, Ashtanga Yoga, entre outras. Mas mesmo com tantas linhas distintas, é possível afirmar que a maioria delas possui como objetivo comum o trabalho conjunto de corpo, mente e espiritualidade do yogi, que é como chamamos os indivíduos praticantes dessa arte.

Para apresentar um pouco mais sobre essa prática milenar, separamos abaixo os 5 principais benefícios de começar a praticar Yoga. Confira a seguir e saiba tudo sobre como essa alternativa pode mudar a sua vida!

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1. A prática do Yoga no controle da mente

Mesmo que a prática do Yoga pareça, muitas vezes, priorizar a execução de posturas, respirações ou — até mesmo — entoação de mantras, é possível dizer que os maiores reflexos para o praticante se darão na mente. A partir de certo tempo de prática, o yogi desenvolverá a capacidade cada vez maior de abstrair de pensamentos e preocupações externas.

O aprendizado e a inclusão das técnicas e ensinamentos do Yoga como hábitos levam ao desenvolvimento de um grande controle mental. Isso se deve à necessidade que essas técnicas possuem de que o yogi abstraia de problemas e preocupações que não pertencem ao momento da prática, o que se torna progressivamente mais fácil de realizar com o passar do tempo.

Dessa forma, com a frequente necessidade de desacelerar a mente das dinâmicas atividades diárias, é possível que o praticante exerça um controle cada vez maior sobre seus pensamentos. Isso pode ter profundos impactos até mesmo no tratamento de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

2. Praticar Yoga pode ser um excelente exercício físico

A maioria das linhas de Yoga utiliza técnicas posturais para o trabalho do corpo. Segundo algumas delas, essas posturas são como chaves para a ativação de estados mentais mais brandos, de modo que os yogis possam usufruir cada vez melhor dos benefícios da prática.

Embora as posturas possam variar entre as diferentes linhas de Yoga, pode-se dizer que a maioria delas possui impactos extremamente relevantes sobre a postura, a flexibilidade e o desenvolvimento muscular do corpo. Isso qualifica a prática também como um exercício físico que, mesmo não possuindo um caráter aeróbico, pode trazer trazer benefícios bastante relevantes para quem tem essa prática como hábito. 

Podemos citar como um excelente exemplo a Iyengar Yoga, que tem como um de seus principais preceitos a execução e a manutenção correta de suas posturas. Essa linha pode oferecer excelentes resultados para praticantes que possuem limitações físicas, permitindo ganhos extremamente relevantes para amenizar ou — até mesmo — recuperá-los de algumas lesões. Vale lembrar ainda de que a Iyengar Yoga utiliza acessórios para auxiliar na prática, o que a torna mais fácil para os iniciantes.

3. Benefícios para a respiração

Muitas das práticas do Yoga são voltadas para a respiração. A negligência da maneira correta de se respirar é bastante comum, ocasionada pela simples desatenção nessa atividade biológica fundamental para a nossa sobrevivência. Respirar mal pode ser extremamente prejudicial para a saúde do corpo humano.

Porém, com o auxílio de muitas práticas de Yoga, é possível aprender e desenvolver o hábito de ter uma respiração mais profunda e correta, de modo que haja uma melhor oxigenação das células com o passar do tempo. O controle da respiração também pode ser extremamente útil no que diz respeito à diminuição dos níveis de estresse no dia a dia.

4. Diminuição considerável do estresse

A prática do Yoga pode trazer uma diminuição considerável do estresse na vida do praticante. Esse ganho se deve, principalmente, pelo maior controle mental desencadeado ao longo do tempo de prática, mas também pode ser considerado um reflexo das técnicas posturais e de respiração de cada linha do Yoga.

Algumas das técnicas respiratórias podem ser utilizadas durante a rotina normal no dia a dia, o que pode ser bastante efetivo no autocontrole em situações de conflitos, sejam referentes às relações interpessoais ou — até mesmo — o estresse recorrentemente gerado pelo trabalho ou estudo. 

Além disso, é possível dizer que praticar Yoga pode interferir de forma extremamente positiva no equilíbrio emocional do praticante. Há ainda a melhora do desempenho sexual, da qualidade do sono e no fortalecimento do sentimento de autoaceitação, o que pode trazer profundas mudanças na vida de quem passe a desfrutar dessa arte milenar.

5. Desenvolvimento da atenção

Um maior controle mental implica diretamente em um maior desenvolvimento de foco e atenção do praticante do Yoga. Esse desenvolvimento não se deve apenas aos reflexos de controle mental oferecidos pelo Yoga, mas também da prática dos exercícios, que melhoram consideravelmente a circulação sanguínea do praticante.

A evolução física e mental obtida praticando o Yoga permite ao cérebro trabalhar de forma mais objetiva, de modo que os processos relacionados a atenção e memória aconteçam de forma plena. Assim, podemos dizer que o Yoga traz enormes ganhos de produtividade e desenvolvimento intelectual para quem a prática.

Praticar Yoga é extremamente recomendável para pessoas de todas as idades, podendo garantir reflexos positivos em casos de lesões ou outros tipos de restrições físicas, desde que praticada com supervisão. Assim, vale a pena experimentar para desfrutar de todos esses benefícios para a saúde do corpo e da mente!

Gostou de aprender mais sobre os benefícios do Yoga? Confira também o nosso e-book check list de atividades físicas!

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Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

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