4 mitos e verdades sobre a depressão

Conhecer os mitos sobre a depressão ajuda os pacientes a compreenderem seu problema e os familiares a fornecerem suporte. Infelizmente, ainda há um estigma em torno dessa doença que precisa ser combatido. Ao passo que algumas verdades são pouco conhecidas e necessitam de ampla divulgação para facilitar o tratamento dos que sofrem com a depressão.

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

Portanto, conheça agora mitos e verdades sobre a depressão!

1. A depressão é apenas uma tristeza passageira

Mito! Muitos acreditam que a depressão é apenas uma tristeza esporádica e característica de pessoas preguiçosas ou sem objetivo definido na vida.

No entanto, trata-se de uma doença psiquiátrica que pode causar complicações clínicas graves em pacientes não tratados.

2.  A condição é tratada somente com medicamentos

Mito! O transtorno depressivo pode ser tratado com o uso de medicamentos, mas necessita de acompanhamento do psicólogo. A associação das duas terapias é mais efetiva se comparada às estratégias utilizadas isoladamente.

3. O tratamento da depressão é demorado

Verdade! Para obter o sucesso do tratamento e evitar recaídas do paciente, é preciso avaliá-lo por um período maior em relação a outras doenças. Somente o médico poderá estabelecer o tempo de tratamento conforme os sintomas.

4. A depressão é uma doença incapacitante

Verdade! Conforme informa a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é uma doença em que o indivíduo perde as capacidades pessoal, produtiva e profissional — ou seja: trata-se de uma condição incapacitante em qualquer faixa etária.

Conhecer as verdades e os mitos sobre a depressão ajudará muitos pacientes a procurarem auxílio e fará com que os seus familiares compreendam esse problema da saúde. Por isso, entenda cada um deles e consulte um médico sempre que necessário.

E se tiver mais dúvidas sobre esse assunto, deixe o seu comentário!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *