4 dúvidas mais comuns sobre a diabetes

As dúvidas sobre a diabetes surgem especialmente quando um ente querido ou o próprio indivíduo adquire a doença. Em meio a tantas informações diferentes, é importante esclarecer o máximo possível sobre essa condição a fim de que o diabético receba orientações corretas.

Esse é o objetivo deste material. Acompanhe conosco e tire suas dúvidas sobre diabetes!

VEJA TAMBÉM NOSSOS EBOOKS:
Check-list: o que fazer antes de começar uma atividade física?
Guia completo para emagrecer com saúde
Guia das vitaminas e minerais
Guia prático sobre vacinação
Guia prático para ter uma gravidez tranquila e saudável 

1. Existem quantos tipos de diabetes?

A princípio, os tipos 1 e 2 são os mais frequentes e mais falados. Há também, por exemplo, a diabetes gestacional, condição clínica que pode acarretar risco à grávida e ao feto.

2. A diabetes tem cura?

Não se pode falar em cura da diabetes, pois trata-se de uma doença crônica, mas existe o controle.

O paciente pode manter uma vida saudável, bem como evitar as principais consequências, se seguir adequadamente as orientações clínicas, medicamentosas e nutricionais.

3. A diabetes pode ser evitada?

O aparecimento da diabetes tipo 2 está associado, em grande parte, à alimentação inadequada. Os picos de glicemia promovem a chamada resistência à insulina, situação que reduz a eficácia desse hormônio, responsável por levar a glicose do sangue para as células.

Como consequência, há permanência de uma glicemia alta (hiperglicemia) mesmo com um aumento da insulina no sangue (insulinemia), causando os sintomas diabéticos.

Dessa forma, ao seguirmos uma alimentação equilibrada para garantirmos um estilo de vida mais saudável, também evitamos a diabetes tipo 2.

4. É possível controlar a diabetes pela alimentação?

Uma alimentação adequada, com redução do consumo de carboidratos, bem como a prática de atividades físicas, são as principais medidas não medicamentosas para a diabetes. Assim, a alimentação apropriada é fundamental no controle da doença.

Ademais, o paciente deve se comprometer para seguir tanto as medidas de tratamento medicamento quanto não medicamentoso indicadas pelo profissional habilitado. Além disso, ele poderá esclarecer as dúvidas sobre a diabetes que surgirem.

E você, possui outros questionamentos sobre o assunto? Conte para nós!

Powered by Rock Convert

Sobre Blog BEM SAUDÁVEL

Este blog é uma iniciativa da Unimed Belém e, o seu conteúdo, é voltado para orientar e inspirar pessoas que buscam uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *